Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Mourão, Pedro Thiago de Souza Catunda | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira Júnior, Manoel Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Erick Baptista | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Carol Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Votto, Bárbara Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:41:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:41:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372240 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16029 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/478447 | - |
Descrição: dc.description | Apresenta-se um jogo eletrônico denominado Queimada com Obstáculos, o qual é jogado por uma dupla de jogadores. Segue-se um conjunto de atividades envolvendo o jogo em uma versão concreta, na qual se utiliza a dobradura de uma folha de papel e espelhos. As atividades são apresentadas em uma escalada crescente de dificuldades que preparam o aluno para resolver desafios que envolvem propriedades geométricas da simetria axial a serem trabalhadas no Ensino Médio. Neste nível, esse jogo pode ser aplicado na área de Funções para atingir a definição do conceito de simetria axial plana e demonstrações de suas principais propriedades. O tema motivador é a palavra involução e suas relações interdisciplinares com a Biologia e a Física, as quais vão sendo estabelecidas por meio da construção da noção de simetria axial, principalmente durante as tarefas complementares e independentes do jogo eletrônico. Apresenta-se um questionário de desafios ou de avaliação para o aluno. Em um guia do professor, são apresentadas complementações metodológicas sobre a aplicação do jogo | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | física | - |
Palavras-chave: dc.subject | interações com a biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | simetria axial | - |
Palavras-chave: dc.subject | involução | - |
Título: dc.title | Função simetria axial plana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: