Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Perry, Jon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:36:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:36:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/369976 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/476183 | - |
Descrição: dc.description | Educação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | - |
Descrição: dc.description | A Proposição 22 do 3º livro dos elementos de Euclides explica que em um quadrilátero cíclico, ângulos opostos resultam na soma de 180º. As linhas do centro do círculo até os quatro vértices são o raio. Portanto essas linhas têm o mesmo comprimento, formando um triângulo isósceles, e então os ângulos de mesma cor são os mesmos. Se o circuncentro (os pontos azuis) se encontra no interior do quadrilátero, o quadrilátero consiste em dois ângulos de cada cor e sua soma é 360º. Os ângulos opostos do quadrilátero consistem em um ângulo de cada cor, consequentemente sua soma é 180º. Se o circuncentro se encontra fora, então um resultado similar se mantém, exceto que os ângulos do quadrilátero são, agora, vermelho + azul + verde – amarelo. Se atravessarmos os vértices para formar um quadrilátero reflexo, o teorema não se mantém. | - |
Publicador: dc.publisher | Wolfram Demonstration Project | - |
Relação: dc.relation | EuclidBook3Proposition22.nbp | - |
Direitos: dc.rights | Demonstration freeware using MathematicaPlayer | - |
Palavras-chave: dc.subject | High School Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polygons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Superior::Ciências Exatas e da Terra::Matemática::Geometria Algébrica | - |
Título: dc.title | Euclid, Book 3, Proposition 22 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: