
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Zeleny, Enrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:16:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:16:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/361476 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9064 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/467682 | - |
| Descrição: dc.description | Knowledge about Number Bases and Number Theory | - |
| Descrição: dc.description | Take the fraction 1/7 as an example. The digits 1, 4, 2, 8, 5, 7 are the quotients (inner ring) and 3, 2, 6, 4, 5, 1 are the remainders (outer ring). Notice that 1+8=4+5=2+7=9 and 3+4=2+5=1+6=7. In general, let q be the denominator of a fraction. If q is prime and the multiplicative order of q(mod10) is even, then this fraction has the property that the digits of its decimal expansion repeat in cycles. The length of the period is equal to the smallest integer e such that 10^8=1 mod10. In the particular case that 10 is a primitive root of this prime, the length of the cycle is q-1. Also, because there are an even number of them, the digits can be divided into two halves. The digits of the decimal expansion can be regarded as quotients arising from the long division algorithm. The remainders in the long division appear in cycles too, then. Arranging the digits of the fraction with the remainders in two circles, diametrically opposite directions sum to 9 in the inner ring and to the denominator in the outer ring. The first digit is at the top and the digits are arranged clockwise, as indicated by the black arrow | - |
| Descrição: dc.description | Componente Curricular::Ensino Fundamental::Séries Finais::Matemática | - |
| Relação: dc.relation | 175QuotientsAndRemaindersWheel.nbp | - |
| Direitos: dc.rights | Demonstration freeware using Mathematica Player | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Number Bases | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Number Theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Matemática::Aritmética | - |
| Título: dc.title | Quotients and remainders wheel | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: