
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dalner Palomo, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Elisandra André Maranhe, Márcia Debieux de Oliveira Lima, Antônio Netto Júnior (Produção, Veiculação e Gestão de Material) | - |
| Autor(es): dc.creator | SILVA JUNIOR, Celestino Alves da | - |
| Autor(es): dc.creator | LEMES, Sebastião de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:01:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:01:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65496 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/461320 | - |
| Descrição: dc.description | Para ler arquivos com a extensão PDF é necessário o plugin: Adobe Reader versão 10 ou superior disponível em: http://get.adobe.com/br/reader/. Também disponível em Requisitos Técnicos do Portal Edutec: http://edutec.unesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=212&Itemid=106. | - |
| Descrição: dc.description | (D27) A proposta desta disciplina, assim como a da disciplina Princípios Gerais de Administração Escolar, orienta-se pela lógica do direito à educação e procura contribuir para que as escolas se organizem em função desse direito. A disciplina se estrutura com base em três núcleos temáticos, desenvolvidos, cada um deles, a partir de dois textos de referência de diferentes autores. (D28) O Caderno de Gestão do Currículo contempla uma visão sinóptica do desenvolvimento do curso uma vez que analisa reflexivamente a atual situação dos caminhos formais, políticos ideológicos, alternativos e institucionais por que passam o processo de escolarização. Nesse sentido, em face da complexidade das demandas apresentadas pela sociedade atual para a escola, o material analisa e discute o modelo de escola e a perspectiva sistêmica de compreensão dos processos que ali se desenvolvem. Busca na avaliação elementos de compreensão e reflexão para a melhoria contínua da instituição e de sua gestão. Procura, na compreensão das tensões presentes no debate sobre currículo, promover intervenções que favoreçam uma operacionalidade qualitativa sejam nos padrões tradicionais, seja por orientações alternativas frente àquelas necessidades. | - |
| Título: dc.title | Caderno de formação: formação de professores gestão escolar - volume 2 - D27/D28 - Unesp/UNIVESP - 1a edição 2013 graduação em Pedagogia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: