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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Sérgio Luiz Zani - USP - SP , | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:58:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:58:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/43836 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/460169 | - |
Descrição: dc.description | Esta coleção reúne recursos que tratam de problemas de análise combinatória com abordagem bastante diferenciada. Os autores dos recursos desta coleção procuraram evitar a resolução dos problemas por mera aplicações de fórmulas para arranjo, combinação ou permutação. O raciocínio é estimulado. Os dois áudios, divididos em duas partes cada, introduzem a noção de permutação, sendo que um deles também aborda rapidamente os conceitos de arranjo e combinação. O vídeo “A cartomante” é introdutório ao assunto. O vídeo “Qual o melhor caminho?” lida com permutações repetidas enquanto que o experimento “De quantas maneiras posso passar meu cadarço?” trabalha com um problema de contagem muito bem analisado. O software “Casas, pombos e matemática” traz, entre outras, uma atividade relacionada à combinatória. O vídeo “Qual o melhor caminho?” e o experimento “Táxi e combinatória” referem-se ao problema de encontrar o caminho mais curto que um taxista deve fazer entre dois locais de uma cidade, sendo que o tratamento dado ao problema é combinatorial. Os objetos “Embaralhando imagens” e “A dança do embaralhamento” são mais avançados, sendo voltados a um estudo mais aprofundado do conceito de permutação de elementos de um determinado conjunto finito. Um permutação dos elementos deste conjunto é uma função bijetora deste conjunto nele mesmo. Busca-se aí introduzir o conceito de ciclos e como uma permutação se decompõe em termos destes. Todos os recursos são acompanhados de ótimos guias para o professor que trazem sugestões de leitura e variações dos problemas propostos. A aula “Movimentos de Xadrez” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27482 - também traz um bom exemplo do uso do princípio fundamental da contagem. | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20408 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20409 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17225 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17226 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20377 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/19131 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20403 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17082 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17083 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17351 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17106 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permutação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Princípio Multiplicativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Princípio Fundamental da Contagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Análise de dados e probabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações | - |
Título: dc.title | Análise Combinatória | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
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