Análise Combinatória

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSérgio Luiz Zani - USP - SP ,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:58:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:58:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/43836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/460169-
Descrição: dc.descriptionEsta coleção reúne recursos que tratam de problemas de análise combinatória com abordagem bastante diferenciada. Os autores dos recursos desta coleção procuraram evitar a resolução dos problemas por mera aplicações de fórmulas para arranjo, combinação ou permutação. O raciocínio é estimulado. Os dois áudios, divididos em duas partes cada, introduzem a noção de permutação, sendo que um deles também aborda rapidamente os conceitos de arranjo e combinação. O vídeo “A cartomante” é introdutório ao assunto. O vídeo “Qual o melhor caminho?” lida com permutações repetidas enquanto que o experimento “De quantas maneiras posso passar meu cadarço?” trabalha com um problema de contagem muito bem analisado. O software “Casas, pombos e matemática” traz, entre outras, uma atividade relacionada à combinatória. O vídeo “Qual o melhor caminho?” e o experimento “Táxi e combinatória” referem-se ao problema de encontrar o caminho mais curto que um taxista deve fazer entre dois locais de uma cidade, sendo que o tratamento dado ao problema é combinatorial. Os objetos “Embaralhando imagens” e “A dança do embaralhamento” são mais avançados, sendo voltados a um estudo mais aprofundado do conceito de permutação de elementos de um determinado conjunto finito. Um permutação dos elementos deste conjunto é uma função bijetora deste conjunto nele mesmo. Busca-se aí introduzir o conceito de ciclos e como uma permutação se decompõe em termos destes. Todos os recursos são acompanhados de ótimos guias para o professor que trazem sugestões de leitura e variações dos problemas propostos. A aula “Movimentos de Xadrez” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27482 - também traz um bom exemplo do uso do princípio fundamental da contagem.-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/20408-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/20409-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/17225-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/17226-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/20377-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/19131-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/20403-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/17082-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/17083-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/17351-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/17106-
Palavras-chave: dc.subjectPermutação-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio Multiplicativo-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio Fundamental da Contagem-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Análise de dados e probabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações-
Título: dc.titleAnálise Combinatória-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

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