
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | UNESP. PROGRAD | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:53:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:53:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41569 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/458183 | - |
| Descrição: dc.description | O Caderno nos tráz o conteúdo da disciplina Conteúdos e didática de Matemática, também chamada de D20 no curso de pedagogia. É coordenado pelo profº Marcelo Borba (Unesp, Rio Claro-SP), Kátia Smole (Grupo Mathema, São Paulo-SP) e Rubia Amaral (Uncamp, Campinas-SP). Ensinar Matemática é uma das muitas metas da escola básica, no entanto, é importante pensar com cuidado o que isso significa. Por anos seguidos, a Matemática escolar foi confundida com uma linguagem cheia de símbolos e regras de uso desses símbolos, ou então associada com operações entre números e as aplicações dessas operações em situações do cotidiano. Felizmente, nas últimas décadas, especialmente a partir da publicação dos PCNs do MEC em 1998, a Matemática ganhou um papel importante para a formação dos alunos, ampliando seu caráter instrumental e aplicado. De fato, no dia-a-dia de muitas escolas, o ensino da Matemática já ultrapassou a ênfase na memorização, o treinamento intensivo nos algoritmos e a resolução de problemas artificiais aos alunos. Sem dúvida, sabemos que é importante que o ensino da Matemática na escola propicie a quem aprende uma visão dessa disciplina no seu aspecto científico, com características próprias de pensar e de investigar a realidade e com linguagem específica para descrever essa realidade, sem que, no entanto, impeça a percepção das formas de aproximação com as demais Ciências Humanas e da Natureza, para que juntas possam desenvolver seus modelos e analisar informações. | - |
| Título: dc.title | D20_Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos volume 7 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: