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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Onaide Schwartz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:52:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:52:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/457755 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho apresentamos resultados de pesquisa sobre oralidade e escrita na sala de aula e metodologia elaborada para desenvolver habilidades orais dos alunos e também suas habilidades de escrita. O ensino da língua materna, desde as séries iniciais, tem se resumido em atividades de descrição da língua e tentativas de prescrever normas de seu uso através da gramática. Se quisermos que o aluno aprenda a versão formal da língua é necessário que sejam desenvolvidas atividades que privilegiem a oralidade, pois o aluno aprende a falar, falando, e não ouvindo o professor discorrer sobre a língua. Por outro lado, como a escrita representa a fala, a tendência natural do aluno é a de escrever da mesma forma que fala. Assim, seu texto fica marcado pela oralidade. Entretanto, por meio da explicitação das diferenças entre a fala popular (que o aluno traz de casa) e a fala formal (exigida pela escola) poderemos desenvolver no aprendiz competências que se refletirão no avanço do domínio da escrita padrão. Para atingirmos tal objetivo é necessário metodologia com atividades didáticas bidialetais funcionais e transformacionais que façam a transposição da variedade popular para a formal como instrumento de domínio da norma “culta” e de participação crítica na sociedade. Ao final, apresentaremos amostras destas atividades. | - |
| Título: dc.title | D16_A norma culta e a oralidade em sala de aula | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp | |
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