D16_Superação do analfabetismo: ação político pedagógica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFurlanetti, Maria P. de Fátima R.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:52:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:52:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/457753-
Descrição: dc.descriptionEste artigo trata da superação do analfabetismo por meio de práticas pedagógicas, em que o método e a técnica são concebidos como instrumentos importantes para que o educad@r1. Esses instrumentos permitem-lhe planejar suas intervenções refletidas no coletivo com seus educand@s e avaliar suas ações, não se esquecendo dos saberes e conhecimentos que, construídos ao longo da vida, fazem parte do sujeito cognoscitivo. Este sujeito está representado tanto pelo educad@r, quanto pelo educand@, ambos caminhando para a superação do analfabetismo político/pedagógico. O texto enfatiza a situação de alguns sujeitos – homens e mulheres – que são do campo, da floresta, de centros urbanos, privados de liberdade (presidiários), movimento, fala, escuta, visão, e com aprendizagem lenta, enfim, sujeitos que, de alguma forma e por algum motivo, não tiveram condições de chegar até a escola, pois foram perversamente privados das possibilidades de aprender a ler e a escrever. Analisa a contribuição de Paulo Freire, segundo a qual @ educador@ problematizador@, pelo processo da dialogicidade, apresenta de forma crítica aos educandos o objeto de conhecimento, tornando-os sujeitos investigadores/as.-
Título: dc.titleD16_Superação do analfabetismo: ação político pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

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