D16_Algumas questões de linguística na alfabetização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCagliari, Luiz Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:52:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:52:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/457749-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, o autor afirma que os alunos têm uma experiência de anos como ouvintes e falantes de uma língua; portanto, sabem entender e falar, atendendo às necessidades de comunicação e de uso da linguagem nos seus primeiros anos de vida. A escola tira o ambiente natural de uso da linguagem e o coloca em um contexto artificial, em que a linguagem é avaliada a todo instante e não é usada apenas para as pessoas se comunicarem e interagirem linguisticamente. A adaptação das crianças ao modelo escolar não acontece da noite para o dia, já que a aquisição dessas habilidades ocorre em contexto diverso daquele em que se dá a aquisição da linguagem quando a criança aprende a falar. Decorre, então, que o professor precisa entender por que as crianças falam de determinado modo, respeitando essa característica e as ajudando a entender por que falam de um jeito e não de outro. O texto destaca o quanto é preciso explicar o que a escola espera de cada criança, agora e depois; e porque o professor deve usar sempre o dialeto padrão, assim como treinar os alunos a usá-lo, sobretudo nas leituras. O autor faz um balanço do que é essencial ensinar e aprender na alfabetização com relação à escrita (e, por conseguinte, com relação à leitura), e destaca dez tópicos fundamentais para essa tarefa. Apresenta um roteiro metodológico e traz, ainda, as noções linguísticas mais importantes para se entender os mecanismos de produção da leitura (decifração e compreensão) e da escrita (livre ou ortográfica). Finaliza afirmando que, do ponto de vista prático, o professor deverá discutir exaustivamente as ideias ligadas ao sistema de escrita, ao princípio acrofônico, à categorização gráfica e funcional das letras.-
Título: dc.titleD16_Algumas questões de linguística na alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

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