D16_A alfabetização na perspectiva histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Sônia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:52:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:52:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40139-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/457748-
Descrição: dc.descriptionEste texto trata da alfabetização que se fundamenta nos processos mentais superiores delineados por Vigotski e colaboradores, evidenciando a superioridade dos atos humanos no reino animal. Destaca a importância da compreensão da linguagem falada, inicialmente tida como elo mediador para a realização da escrita, e o modo como ela desaparece no momento em que a criança assume a escrita como um processo discursivo. Discute como, na presença do outro, ela sente a necessidade de produzir uma escrita compreensível para todos, o que ocorre por meio dos processos de internalização, cujas atividades mediadas pelo adulto se transformam em ações intrapsicológicas, originando a atividade voluntária. Aponta os motivos que levam uma criança a escrever e analisa a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho até a escrita simbólica, altamente significativa, em uma situação eminentemente complexa e histórico-cultural, conforme pesquisas de Vigotski e ao que Luria denominou “pré-história” da escrita. O professor é apontado como o tutor indispensável no processo de educação escolar, atuando na denominada área de desenvolvimento imediato.-
Título: dc.titleD16_A alfabetização na perspectiva histórico-cultural-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

Não existem arquivos associados a este item.