Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:51:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:51:49Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/457281 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Química | - |
Descrição: dc.description | Reconhecer a versatilidade do vidro como material e suas múltiplas aplicações. Relacionar os principais eventos da descoberta e evolução da produção do vidro. Identificar a importância da técnica artesanal de produção de objetos de vidro por cânulas de sopro. Citar as principais substâncias usadas na produção dos vidros comuns. Definir vidros, cristais-vidros e sólidos cristalinos. Diferenciar uma estrutura amorfa de uma estrutura vítrea. Citar as etapas básicas de produção do vidro. Reconhecer o vidro como um material plenamente reciclável | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20102 | - |
Relação: dc.relation | video.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Química::Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reciclagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mistura vitrificável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viscosidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vidros vulcânicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sólidos cristalinos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recozimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura vítrea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura cristalina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura amorfa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estabilizadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cânula de sopro | - |
Título: dc.title | A Química do Fazer - Vidro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: