Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:51:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:51:46Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/457258 | - |
Descrição: dc.description | Perceber que a divisão entre os diferentes campos das ciências existe como um critério de organização, mas que, na prática, os fenômenos naturais não contemplam uma divisão tão efetiva. Saber que a espectroscopia é uma área que pertence ao mesmo tempo ao campo da química e da física. Reconhecer que existe no senso comum das pessoas um estereótipo de cientista que não condiz com os pesquisadores do mundo real. Identificar os fogos de artifício como um exemplo de fenômeno espectroscópico. Relacionar a espectroscopia com as interações entre a luz e a matéria, reconhecendo-a como um fenômeno ligado aos saltos quânticos dos elétrons. Identificar o espectroscópio como o instrumento capaz de superar as limitações do olho humano e realizar análises mais apuradas da matéria através da espectroscopia. Reconhecer o arco-íris como um fenômeno ligado a difração da luz. Diferenciar espectro contínuo de espectro de emissão e de absorção | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Química | - |
Relação: dc.relation | video.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Físico-química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro eletromagnético | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro de emissão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação visível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Onda eletromagnética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luminescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fótons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro de absorção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro Contínuo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectroscópio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectroscopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arco-íris | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Química::Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas | - |
Título: dc.title | É Tempo de Química! - Espectroscopia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: