O Problema do Barbante: Quadrado e Círculo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPracias, Carla Cristina de Lima-
Autor(es): dc.creatorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.creatorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.creatorPalis, Gilda de La Rocque-
Autor(es): dc.creatorLopes, Silvana Marini Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, José Osorio de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rodrigo Viana-
Autor(es): dc.creatorPereira, Thiago Gomes-
Autor(es): dc.creatorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:49:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:49:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/25274-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16929-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/456169-
Descrição: dc.descriptionAtravés do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Um fio de barbante de 10 metros de comprimento pode ser usado ou para construir um quadrado, ou para construir um círculo ou ele pode ser cortado em dois pedaços (não necessariamente de mesmo tamanho) de modo que um dos pedaços é usado para construir um quadrado e o outro pedaço é usado para construir um círculo. Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a maior possível? Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a menor possível?”-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectFunções reais-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas de otimização-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Funções-
Título: dc.titleO Problema do Barbante: Quadrado e Círculo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

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