Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Brasil, Eric | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Eric | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:47:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:47:59Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16560 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/455725 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Descrição: dc.description | Esta atividade de áudio é composta por 7 chamadas: “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. A chamada “O Falcão e a Espiral Logarítmica” relaciona o vôo do falcão com a espiral logarítmica. “Flores e a Sequência de Fibonacci” relaciona a sequência de Fibonacci e o número de pétalas de algumas flores. “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes” aborda o princípio da similitude, isto é, o princípio que determina a razão de crescimento de áreas e volumes em função da variação de suas dimensões lineares. “Abelhas e Hexágonos” nos conta que os hexágonos regulares utilizados pelas abelhas na construção dos favos de mel são a forma geométrica com melhor relação custo benefício para a função de armazenamento do mel. “Zebras e Onças” é uma chamada que nos conta que os padrões de pelagem encontrados em diversos animais decorrem de equações matemáticas. “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos” narra como formigas do deserto encontram seus caminhos através de mecanismos que para os humanos se traduzem em cálculos matemáticos. “A Matemática dos Bebês” fala das descobertas de Karen Wynn que comprovaram que mesmos bebês bem novinhos já possuem noções de quantidade | - |
Relação: dc.relation | abelhas-e-hexagonos.mp3 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20144 | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | teoria dos números | - |
Palavras-chave: dc.subject | teoria dos grafos | - |
Palavras-chave: dc.subject | combinatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | iterações de funções | - |
Palavras-chave: dc.subject | sistemas dinâmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra | - |
Título: dc.title | A matemática e a natureza - Abelhas e hexágonos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: