
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Scriptori, Carmen Campoy | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:17:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:17:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/454 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/442930 | - |
| Descrição: dc.description | A criança pequena sente grande prazer em recitar versos em que os numerais estão presentes e, por causa disso, o adulto infere que ela já sabe contar e está aprendendo Matemática. Contudo, recitar os numerais até dez, por exemplo, em ordem e sem pular nenhum deles não garante que a criança tenha compreendido o significado de cada um dos números em relação aos demais. Essa atividade que ela desenvolve significa apenas que está tentando dar um sentido às verbalizações que ouve no meio em que vive. Neste texto, abordaremos alguns equívocos que pais e professores cometem ao não entender que o ponto de vista dos pequenos é diferente do ponto de vista dos adultos, que o sentido que eles atribuem às informações advindas do mundo do adulto é muito diferente do que os adultos esperam que seja. A aquisição de conhecimentos matemáticos ultrapassa o nível verbal e quando a escola não compreende isso passa a supervalorizar atividades repetitivas (orais ou gráficas), julgando favorecer a aquisição de noções matemáticas. | - |
| Título: dc.title | D14_Pressupostos para o trabalho docente com a matemática na educação infantil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: