D14_Música na educação infantil: reflexões e proposta didática para professores não-especialistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Maria Flávia Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:17:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:17:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/442926-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é resultado parcial de estudos que vêm sendo realizados de forma independente com o objetivo de contribuir para a fundamentação teórica e prática de uma pedagogia musical diferente da que tem sido comumente adotada no ensino regular, especialmente, nas escolas de Educação Infantil, nas quais as atividades musicais geralmente ficam a cargo de professores não especialistas. A intenção aqui é, então, oferecer a professores de Educação Infantil um ferramental teórico e prático que lhes permita realizar um trabalho significativo com música, mesmo sem ter tido uma formação musical sistematizada. Parte-se da análise crítica de algumas concepções veiculadas nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998 – Volume 3: Música) e das orientações didáticas propostas no referido documento. Mesmo considerando o avanço que representa, não só para a área de Música, mas também para as outras linguagens artísticas, a elaboração desse documento oficial – como, por exemplo, apontar as lacunas deixadas pelas práticas usuais em música nas escolas de Educação Infantil e afirmar uma concepção de música como linguagem –, identificam-se dois problemas fundamentais: primeiro, conquanto bastante rica e detalhada, não é uma proposta que pode ser facilmente levada a cabo por professores que não tenham uma formação especializada em música, entre outras coisas, por trabalhar, tanto em seus objetivos e conteúdos, como em suas orientações didáticas, com conceitos específicos da área; segundo, não logra superar concepções românticas sobre a música e seu aprendizado que minam as reais condições de uma universalização no ensino da música. Fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do conhecimento – sobretudo na concepção de linguagem de Lev Vygotski e Mikhail Bakhtin – para apresentar uma proposta didática alternativa. Na elaboração dessa proposta, baseia-se também em autores brasileiros de Educação Musical.-
Título: dc.titleD14_Música na educação infantil: reflexões e proposta didática para professores não-especialistas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

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