D14_Grafismo Infantil: leitura e desenvolvimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPereira, Célia Ceschin Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maryahn Koehler-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:17:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:17:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/442925-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo identificar nos desenhos, elaborados por crianças de dois a cinco anos de idade, características comuns, visando associá-los com o discurso de autores que já aprofundaram o assunto na área de arte gráfica. Após o estudo teórico, foi feita a classificação do material gráfico por faixa etária para verificar pontos comuns existentes nos mesmos. As categorias observadas têm como elementos visuais: cor, linha, textura, planos, pontos; e as temáticas como: figura humana, moradias, árvores; juntamente a símbolos, ícones, signos, sinais e percepção espacial. Os símbolos representam o mundo a partir das relações que a criança estabelece com as pessoas que fazem parte do seu contexto social, cultural e consigo mesma. Através dos signos externalizados, por meio da linguagem gráfica e verbal, tem-se a possibilidade de compreender a evolução da arte gráfica e o que eles representam para a criança. Com o resultado deste trabalho obteve-se a possibilidade de elencar conceitos de diferentes autores sobre o tema proposto, assim como verificar a similaridade existente entre as crianças no que diz respeito ao desenvolvimento gráfico. Constatou-se também que as diferenças pessoais estão presentes uma vez que o desenho registra os pensamentos da criança e o educador deve estar muito atento às produções de seus alunos para acompanhar o ritmo pessoal e cada faixa etária.-
Título: dc.titleD14_Grafismo Infantil: leitura e desenvolvimento-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

Não existem arquivos associados a este item.