Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:17:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:17:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/442888 | - |
Descrição: dc.description | Ao propor uma reflexão sobre possibilidades da arte na educação infantil, o texto chama a atenção para a característica de um campo de conhecimento que não se define pela norma: pesquisar, mergulhar no desconhecido para testar novos materiais e formas, experimentar diferentes elementos ainda não apropriados, integram o fazer artístico. Desta maneira, como poderá a educação infantil contemplar a arte em seu trabalho com as crianças? Antes de tudo: é essencial que o professor aprenda a reparar no “ser poético” de cada criança, nas suas formas de conhecer, se apropriar e expressar o mundo. Construir uma prática pedagógica que alargue as oportunidades de acesso à riqueza da produção artístico-cultural, promovendo a aproximação das crianças aos diferentes códigos estéticos, ampliando seus repertórios vivenciais e culturais é também necessário. E mais: encorajá-las à experimentação, abrindo espaço para o contato, o manuseio, a exploração, a invenção, a produção com diferentes materiais. Neste caminho, então, poderá o professor seguir ajudando meninos e meninas a darem forma/expressão aos seus sonhos e devaneios, as suas múltiplas linguagens. Enfim, a serem autores, criadores! | - |
Título: dc.title | D14_Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: