D14_Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOstetto, Luciana Esmeralda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:17:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:17:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/442888-
Descrição: dc.descriptionAo propor uma reflexão sobre possibilidades da arte na educação infantil, o texto chama a atenção para a característica de um campo de conhecimento que não se define pela norma: pesquisar, mergulhar no desconhecido para testar novos materiais e formas, experimentar diferentes elementos ainda não apropriados, integram o fazer artístico. Desta maneira, como poderá a educação infantil contemplar a arte em seu trabalho com as crianças? Antes de tudo: é essencial que o professor aprenda a reparar no “ser poético” de cada criança, nas suas formas de conhecer, se apropriar e expressar o mundo. Construir uma prática pedagógica que alargue as oportunidades de acesso à riqueza da produção artístico-cultural, promovendo a aproximação das crianças aos diferentes códigos estéticos, ampliando seus repertórios vivenciais e culturais é também necessário. E mais: encorajá-las à experimentação, abrindo espaço para o contato, o manuseio, a exploração, a invenção, a produção com diferentes materiais. Neste caminho, então, poderá o professor seguir ajudando meninos e meninas a darem forma/expressão aos seus sonhos e devaneios, as suas múltiplas linguagens. Enfim, a serem autores, criadores!-
Título: dc.titleD14_Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

Não existem arquivos associados a este item.