Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Tunes, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Taca, Maria Carmen V. R. | - |
Autor(es): dc.creator | Bartholo Júnior, Roberto dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:16:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:16:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/142 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/442733 | - |
Descrição: dc.description | A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor, espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a idéia à abordagem histórico-cultural. O objetivo deste texto é discutir a identificação entre ação docente e mediação, de modo a caracterizar aquilo a que corresponde, segundo nossa ótica, o trabalho desenvolvido pelo professor, tendo como foco o conceito de zona proximal de desenvolvimento. As considerações encaminham-se para o entendimento de que os conteúdos escolares somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais. | - |
Título: dc.title | D08_O professor e o ato de ensinar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: