SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: Um estudo sobre os números e operações para as séries iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNEVES, Anderson Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, Luiz Márcio Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-16T01:38:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-16T01:38:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-30-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS Um estudo sobre os números e operações para as séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433368-
Resumo: dc.description.abstractOs produtos educacionais que serão apresentados nesse trabalho têm a finalidade de promover a articulação entre os saberes sobre Aritmética para as séries iniciais do ensino fundamental. Esses saberes são trabalhados nas licenciaturas de Pedagogia e Matemática e são essenciais para a construção matemática nas crianças. A importância do estudo da Aritmética, no eixo temático, sobre Números e Operações disponibilizado pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) está presente em muitos referenciais curriculares dessas licenciaturas já que é fundamental o entendimento e conceito de números, elemento fundamental da Matemática. Nesse sentido, a necessidade de abordagens utilizando elementos históricos e epistemológicos tornam a didática do ensino da matemática sólida e com profunda da fundamentação teóricas de conceitos matemáticos e desenvolvimento de seus métodos de ensino. O objetivo deste trabalho é fornecer aos professores dos cursos de graduação e aos estudantes, licenciandos de Pedagogia e Matemática, uma ferramenta que possa favorecer a construção do conhecimento matemático através da articulação da história dos algarismo, numerais e números, a construção dos sistemas de numeração, o sistema de numeração decimal (SND), as operações aditivas (adição) e multiplicativas (subtração) observando os princípios posicionais e decimais do SND por ideias intuitivas, visualizações e manipulações, quando possível, do ábaco e material dourado, que mobilizem conhecimentos já adquiridos e que possuem uma fundamentação teórica rigorosa e exigem manipulações para a resolução das tarefas propostas. A ferramenta aqui desenvolvida compõe-se de quatro sequências didáticas, que dividem o ensino dos conteúdos de Aritmética em várias etapas de modo que cada etapa foi desenvolvida para facilitar a construção de conceitos dos números e sistemas de numeração. As descrições de cada etapa e as conexões entre cada fase podem ser visualizadas nas aulas designadas de aula 1, 2 3 e 4. Essa articulação será desenvolvida pela lente da Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard (1999) e pelo T4TEL, proposto Hamid Chaachoua e Annie Bessot (2012), que é um aporte teórico da TAD. Entendemos que as abordagens dessas teorias são essenciais, pois vamos nos apoiar nos trabalhos desenvolvidos por tarefas e métodos ou formas de resolução dessas tarefas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent763 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAritméticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros e Operaçõespt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: Um estudo sobre os números e operações para as séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado acadêmico em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTeoria Antropológica do Didático, Matemática e Interculturalidade, Etnomatemática e Multiculturalidadept_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons