Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NEVES, Anderson Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, Luiz Márcio Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-16T01:38:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-16T01:38:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS Um estudo sobre os números e operações para as séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433368 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os produtos educacionais que serão apresentados nesse trabalho têm a finalidade de promover a articulação entre os saberes sobre Aritmética para as séries iniciais do ensino fundamental. Esses saberes são trabalhados nas licenciaturas de Pedagogia e Matemática e são essenciais para a construção matemática nas crianças. A importância do estudo da Aritmética, no eixo temático, sobre Números e Operações disponibilizado pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) está presente em muitos referenciais curriculares dessas licenciaturas já que é fundamental o entendimento e conceito de números, elemento fundamental da Matemática. Nesse sentido, a necessidade de abordagens utilizando elementos históricos e epistemológicos tornam a didática do ensino da matemática sólida e com profunda da fundamentação teóricas de conceitos matemáticos e desenvolvimento de seus métodos de ensino. O objetivo deste trabalho é fornecer aos professores dos cursos de graduação e aos estudantes, licenciandos de Pedagogia e Matemática, uma ferramenta que possa favorecer a construção do conhecimento matemático através da articulação da história dos algarismo, numerais e números, a construção dos sistemas de numeração, o sistema de numeração decimal (SND), as operações aditivas (adição) e multiplicativas (subtração) observando os princípios posicionais e decimais do SND por ideias intuitivas, visualizações e manipulações, quando possível, do ábaco e material dourado, que mobilizem conhecimentos já adquiridos e que possuem uma fundamentação teórica rigorosa e exigem manipulações para a resolução das tarefas propostas. A ferramenta aqui desenvolvida compõe-se de quatro sequências didáticas, que dividem o ensino dos conteúdos de Aritmética em várias etapas de modo que cada etapa foi desenvolvida para facilitar a construção de conceitos dos números e sistemas de numeração. As descrições de cada etapa e as conexões entre cada fase podem ser visualizadas nas aulas designadas de aula 1, 2 3 e 4. Essa articulação será desenvolvida pela lente da Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard (1999) e pelo T4TEL, proposto Hamid Chaachoua e Annie Bessot (2012), que é um aporte teórico da TAD. Entendemos que as abordagens dessas teorias são essenciais, pois vamos nos apoiar nos trabalhos desenvolvidos por tarefas e métodos ou formas de resolução dessas tarefas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 763 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Números e Operações | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: Um estudo sobre os números e operações para as séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado acadêmico em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Teoria Antropológica do Didático, Matemática e Interculturalidade, Etnomatemática e Multiculturalidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons