Infográfico da dissertação intitulada “MAKERFOLIO: Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativo” de Jackson Silvano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, Juliardnas Rigamont dos-
Autor(es): dc.contributor.authorVAZ, Cristina Lucia Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Dionne Cavalcante-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Marcio Lima do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-12T12:45:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-12T12:45:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-09-
identificador: dc.identifier.otherEtiquetamento do Infográfico da dissertação MAKERFOLIO Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativopt_BR
identificador: dc.identifier.otherInfográfico da dissertação MAKERFOLIO Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433327-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um infográfico resultante de uma curadoria de produtos e processos educacionais. Esta curadoria foi uma atividade da Disciplina Oficina Pedagógica, ministrada pelos professores Cristina Vaz, Dionne Monteiro e Márcio Nascimento, ofertada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NiTAe2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os principais critérios para realização da curadoria era destacar a contribuição da criatividade e da inovação na concepção do produto e/ou do processo. Além disso, os produtos e/ou processos deveriam abordar características, métodos ou técnicas de tendências educacionais inovadoras, preferencialmente Cultura MAKER, metodologia STEAM e Metodologias Ativas, com enfoque em Tecnologia Assistiva, Gamificação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Pesquisa e seleção dos produtos e/ou processos educacionais deveriam atender a critérios previamente selecionados, contemplando os referenciais teóricos sobre criatividade e inovação, escolhidos pelo participante, para fundamentar a curadoria. A dissertação “MAKERFOLIO: Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativo” de Jackson Silvano apresenta um produto criativo para a avaliação de alunos da Educação Básica que desenvolvem cultura Maker no ambiente escolar, tornando-se assim protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem, o que caracteriza uma metodologia ativa. O produto é um “Makerfolio”, que apresenta uma proposta para registros de experiências Maker que dê suporte ao acompanhamento avaliativo e promova a participação ativa e reflexiva do estudante. O Makerfólio possui selos Maker que indicam o passo a passo de como o aluno fará o registro de seus projetos. É um produto que envolve os sujeitos, permite aprendizagem e avaliação. E pode ser também utilizado no ensino superior, com a aplicabilidade semelhante à proposta de realização no ensino básico, a partir do registro das atividades em diferentes mídias e com o auxílio dos selos Maker.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent561 KB e 3.277 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF e PNGpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectREA criativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Makerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
Título: dc.titleInfográfico da dissertação intitulada “MAKERFOLIO: Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativo” de Jackson Silvanopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOficina Pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons