Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Juliardnas Rigamont dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VAZ, Cristina Lucia Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, Dionne Cavalcante | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Marcio Lima do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-12T12:45:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-12T12:45:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Etiquetamento do Infográfico da dissertação MAKERFOLIO Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativo | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Infográfico da dissertação MAKERFOLIO Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433327 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de um infográfico resultante de uma curadoria de produtos e processos educacionais. Esta curadoria foi uma atividade da Disciplina Oficina Pedagógica, ministrada pelos professores Cristina Vaz, Dionne Monteiro e Márcio Nascimento, ofertada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NiTAe2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os principais critérios para realização da curadoria era destacar a contribuição da criatividade e da inovação na concepção do produto e/ou do processo. Além disso, os produtos e/ou processos deveriam abordar características, métodos ou técnicas de tendências educacionais inovadoras, preferencialmente Cultura MAKER, metodologia STEAM e Metodologias Ativas, com enfoque em Tecnologia Assistiva, Gamificação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Pesquisa e seleção dos produtos e/ou processos educacionais deveriam atender a critérios previamente selecionados, contemplando os referenciais teóricos sobre criatividade e inovação, escolhidos pelo participante, para fundamentar a curadoria. A dissertação “MAKERFOLIO: Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativo” de Jackson Silvano apresenta um produto criativo para a avaliação de alunos da Educação Básica que desenvolvem cultura Maker no ambiente escolar, tornando-se assim protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem, o que caracteriza uma metodologia ativa. O produto é um “Makerfolio”, que apresenta uma proposta para registros de experiências Maker que dê suporte ao acompanhamento avaliativo e promova a participação ativa e reflexiva do estudante. O Makerfólio possui selos Maker que indicam o passo a passo de como o aluno fará o registro de seus projetos. É um produto que envolve os sujeitos, permite aprendizagem e avaliação. E pode ser também utilizado no ensino superior, com a aplicabilidade semelhante à proposta de realização no ensino básico, a partir do registro das atividades em diferentes mídias e com o auxílio dos selos Maker. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 561 KB e 3.277 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF e PNG | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | REA criativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Maker | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
Título: dc.title | Infográfico da dissertação intitulada “MAKERFOLIO: Uma proposta para registros de experiências maker para acompanhamento avaliativo” de Jackson Silvano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Oficina Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons