Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará - UFPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Juliardnas Rigamont dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VAZ, Cristina Lúcia Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, Dionne Cavalcante | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Marcio Lima do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-12T16:43:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-12T16:43:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Etiquetamento do Infográfico da tese Aprendizado bilíngue de crianças surdas por software de realidade aumentada de Luiz Cláudio Machado dos Santos | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Infográfico da tese Aprendizado bilíngue de crianças surdas por software de realidade aumentada de Luiz Cláudio Machado dos Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433315 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de um infográfico resultante de uma curadoria de produtos e processos educacionais. Esta curadoria foi uma atividade da Disciplina Oficina Pedagógica, ministrada pelos professores Cristina Vaz, Dionne Monteiro e Márcio Nascimento, ofertada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NiTAe2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os principais critérios para realização da curadoria era destacar a contribuição da criatividade e da inovação na concepção do produto e/ou do processo. Além disso, os produtos e/ou processos deveriam abordar características, métodos ou técnicas de tendências educacionais inovadoras, preferencialmente Cultura MAKER, metodologia STEAM e Metodologias Ativas, com enfoque em Tecnologia Assistiva, Gamificação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Pesquisa e seleção dos produtos e/ou processos educacionais deveriam atender a critérios previamente selecionados, contemplando os referenciais teóricos sobre criatividade e inovação, escolhidos pelo participante, para fundamentar a curadoria. A tese “Aprendizado bilíngue de crianças surdas mediada por um software de realidade aumentada” de Luiz Cláudio Machado dos Santos apresenta como produto um Software Educacional Libras/Português – SELP que faz uso da tecnologia assistiva e de realidade aumentada para criar objetos baseados em conteúdos programáticos pertinentes à educação regular. O objetivo é capacitar os surdos usuários das libras e do português (bilíngue), para interagir com a leitura e a escrita. Trata-se de um software de fácil acesso que permite aos surdos, uma maior acessibilidade no seu processo de aprendizagem. O software codificar e decodificar imagem e, para utilizá-lo, basta ter os marcadores fixos e móveis disponibilizados para alunos, pais e professores; uma Webcam e clicar no software para iniciar o jogo. Permite que os professores criem novos temas, coletando imagens na internet para alimentar o tema criado. A validação do software deu-se através de questionários mistos respondidos pelos professores e por profissionais que já trabalham e têm experiência com crianças surdas e usuárias de libras/português, seguido por discussão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 612 BB e 271 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PNG | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | REA criativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
Título: dc.title | Infográfico da tese intitulada “Aprendizado bilíngue de crianças surdas mediada por um software de realidade aumentada” de Luiz Cláudio Machado dos Santos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Oficina Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons