Infográfico da tese intitulada “Aprendizado bilíngue de crianças surdas mediada por um software de realidade aumentada” de Luiz Cláudio Machado dos Santos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará - UFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, Juliardnas Rigamont dos-
Autor(es): dc.contributor.authorVAZ, Cristina Lúcia Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Dionne Cavalcante-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Marcio Lima do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-12T16:43:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-12T16:43:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-09-
identificador: dc.identifier.otherEtiquetamento do Infográfico da tese Aprendizado bilíngue de crianças surdas por software de realidade aumentada de Luiz Cláudio Machado dos Santospt_BR
identificador: dc.identifier.otherInfográfico da tese Aprendizado bilíngue de crianças surdas por software de realidade aumentada de Luiz Cláudio Machado dos Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433315-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um infográfico resultante de uma curadoria de produtos e processos educacionais. Esta curadoria foi uma atividade da Disciplina Oficina Pedagógica, ministrada pelos professores Cristina Vaz, Dionne Monteiro e Márcio Nascimento, ofertada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NiTAe2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os principais critérios para realização da curadoria era destacar a contribuição da criatividade e da inovação na concepção do produto e/ou do processo. Além disso, os produtos e/ou processos deveriam abordar características, métodos ou técnicas de tendências educacionais inovadoras, preferencialmente Cultura MAKER, metodologia STEAM e Metodologias Ativas, com enfoque em Tecnologia Assistiva, Gamificação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Pesquisa e seleção dos produtos e/ou processos educacionais deveriam atender a critérios previamente selecionados, contemplando os referenciais teóricos sobre criatividade e inovação, escolhidos pelo participante, para fundamentar a curadoria. A tese “Aprendizado bilíngue de crianças surdas mediada por um software de realidade aumentada” de Luiz Cláudio Machado dos Santos apresenta como produto um Software Educacional Libras/Português – SELP que faz uso da tecnologia assistiva e de realidade aumentada para criar objetos baseados em conteúdos programáticos pertinentes à educação regular. O objetivo é capacitar os surdos usuários das libras e do português (bilíngue), para interagir com a leitura e a escrita. Trata-se de um software de fácil acesso que permite aos surdos, uma maior acessibilidade no seu processo de aprendizagem. O software codificar e decodificar imagem e, para utilizá-lo, basta ter os marcadores fixos e móveis disponibilizados para alunos, pais e professores; uma Webcam e clicar no software para iniciar o jogo. Permite que os professores criem novos temas, coletando imagens na internet para alimentar o tema criado. A validação do software deu-se através de questionários mistos respondidos pelos professores e por profissionais que já trabalham e têm experiência com crianças surdas e usuárias de libras/português, seguido por discussão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent612 BB e 271 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePNGpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectREA criativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLIBRASpt_BR
Título: dc.titleInfográfico da tese intitulada “Aprendizado bilíngue de crianças surdas mediada por um software de realidade aumentada” de Luiz Cláudio Machado dos Santospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOficina Pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons