REPRESENTAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO ENTRE A AULA E O INTERVALO NA E.E.M. VIRGÍLIO TÁVORA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJOSÉ SÉRGIO PEREIRA, JOSÉ SÉRGIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-09T14:06:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-09T14:06:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherJose Sergio Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433228-
Resumo: dc.description.abstractA proposta desta Dissertação resulta de um estudo reflexivo aportado no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) - URCA sobre as representações do tempo histórico em escolas da Educação Básica, tendo como base os discentes da Escola de Ensino Médio Virgílio Távora, na cidade de Barbalha-Ce, buscando quais são as representações do tempo histórico presentes naquele espaço escolar. Neste sentido, problematizamos as representações do tempo histórico a partir da seguinte pergunta: Analisando a complementaridade entre a aula e intervalo, quais são as representações do tempo histórico dos discentes da E.E.M. Virgílio Távora? Partilhamos da seguinte hipótese: as alusões sobre as representações do tempo histórico veiculadas em sala de aula pelos discentes encontram seus arquétipos, seu substrato no momento da alternância com a “hora do intervalo” que é onde se encontram inseridas as gramáticas verbais (intencionalidade) e as não verbais (naturalizadas/ “inconscientes”). Nesse sentido, é a partir da problemática da função social do ensino de História e os seus desafios na contemporaneidade que surge a necessidade de compreensão acerca das representações do tempo histórico por parte dos discentes, da forma como eles operam e significam as categorias conceituais do saber historiográfico. As representações do tempo histórico entre a aula e o intervalo sendo pensadas como objeto de estudo e reflexão acerca do ensino de História contribuem para uma melhor análise de como se dão os processos de apropriação de tempo histórico por parte dos discentes. A partir do cotidiano escolar, das observações de campo, diríamos que as relações entre as noções de tempo representadas no intervalo e projetadas em sala de aula nos ajudam a compreender melhor a dinâmica das representações do tempo histórico e, por corolário, o ensino-aprendizagem. Dessa forma, tal propositiva se apresenta como alternativa viável para a prática docente, todavia, isso não implica em dizer, dada a complexidade das questões que envolvem o ensino de História - esgotar as discussões acerca dessa temática no ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações do Tempo Históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHora do intervalopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHora da aulapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência histórica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Título: dc.titleREPRESENTAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO ENTRE A AULA E O INTERVALO NA E.E.M. VIRGÍLIO TÁVORApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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