Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JOSÉ SÉRGIO PEREIRA, JOSÉ SÉRGIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T14:06:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T14:06:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jose Sergio Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433228 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta desta Dissertação resulta de um estudo reflexivo aportado no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) - URCA sobre as representações do tempo histórico em escolas da Educação Básica, tendo como base os discentes da Escola de Ensino Médio Virgílio Távora, na cidade de Barbalha-Ce, buscando quais são as representações do tempo histórico presentes naquele espaço escolar. Neste sentido, problematizamos as representações do tempo histórico a partir da seguinte pergunta: Analisando a complementaridade entre a aula e intervalo, quais são as representações do tempo histórico dos discentes da E.E.M. Virgílio Távora? Partilhamos da seguinte hipótese: as alusões sobre as representações do tempo histórico veiculadas em sala de aula pelos discentes encontram seus arquétipos, seu substrato no momento da alternância com a “hora do intervalo” que é onde se encontram inseridas as gramáticas verbais (intencionalidade) e as não verbais (naturalizadas/ “inconscientes”). Nesse sentido, é a partir da problemática da função social do ensino de História e os seus desafios na contemporaneidade que surge a necessidade de compreensão acerca das representações do tempo histórico por parte dos discentes, da forma como eles operam e significam as categorias conceituais do saber historiográfico. As representações do tempo histórico entre a aula e o intervalo sendo pensadas como objeto de estudo e reflexão acerca do ensino de História contribuem para uma melhor análise de como se dão os processos de apropriação de tempo histórico por parte dos discentes. A partir do cotidiano escolar, das observações de campo, diríamos que as relações entre as noções de tempo representadas no intervalo e projetadas em sala de aula nos ajudam a compreender melhor a dinâmica das representações do tempo histórico e, por corolário, o ensino-aprendizagem. Dessa forma, tal propositiva se apresenta como alternativa viável para a prática docente, todavia, isso não implica em dizer, dada a complexidade das questões que envolvem o ensino de História - esgotar as discussões acerca dessa temática no ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Representações do Tempo Histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hora do intervalo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hora da aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | REPRESENTAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO ENTRE A AULA E O INTERVALO NA E.E.M. VIRGÍLIO TÁVORA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JOSÉ SÉRGIO PEREIRA.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433228/2/JOSÉ SÉRGIO PEREIRA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons