Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TIAGO ADAUTO NORONHA MELO TAVARES, TIAGO ADAUTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T12:52:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T12:52:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação Tiago Adauto versão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433226 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa buscou analisar a atual exposição permanente do Museu do Ceará, a partir das possibilidades de utilização do equipamento como ferramenta didática para o ensino de história. Apoiado nessa análise, realizou-se uma reflexão sobre as relações existentes entre ensino, patrimônio e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Realizou-se ainda a montagem de uma proposta didática voltada para o ensino de história, a partir da elaboração de roteiros didáticos, interligando os temas como escravidão, literatura e cultura popular, abordados na exposição do museu a equipamentos e logradouros, público e privados, que compõem o centro histórico de Fortaleza, como o Instituto do Ceará, a Academia Cearense de Letras, o Sobrado Dr. José Lourenço o Passeio Público, a igreja do Rosário, etc. Com a confecção dos roteiros, o trabalho se propôs a construir um blog para postagem, divulgação e socialização das propostas de roteiros elaboradas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,91 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | patrimonio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | parâmetros curriculares nacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | profhistoria | pt_BR |
Título: dc.title | Uma abordagem histórica a partir do Museu do Ceará O blog como ferramenta didática para compartilhamento de propostas pedagógicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO TIAGO ADAUTO VERSÃO FINAL.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433226/2/DISSERTAÇÃO TIAGO ADAUTO VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons