Uma abordagem histórica a partir do Museu do Ceará O blog como ferramenta didática para compartilhamento de propostas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTIAGO ADAUTO NORONHA MELO TAVARES, TIAGO ADAUTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-09T12:52:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-09T12:52:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherdissertação Tiago Adauto versãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433226-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa buscou analisar a atual exposição permanente do Museu do Ceará, a partir das possibilidades de utilização do equipamento como ferramenta didática para o ensino de história. Apoiado nessa análise, realizou-se uma reflexão sobre as relações existentes entre ensino, patrimônio e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Realizou-se ainda a montagem de uma proposta didática voltada para o ensino de história, a partir da elaboração de roteiros didáticos, interligando os temas como escravidão, literatura e cultura popular, abordados na exposição do museu a equipamentos e logradouros, público e privados, que compõem o centro histórico de Fortaleza, como o Instituto do Ceará, a Academia Cearense de Letras, o Sobrado Dr. José Lourenço o Passeio Público, a igreja do Rosário, etc. Com a confecção dos roteiros, o trabalho se propôs a construir um blog para postagem, divulgação e socialização das propostas de roteiros elaboradas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,91 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpatrimoniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectparâmetros curriculares nacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofhistoriapt_BR
Título: dc.titleUma abordagem histórica a partir do Museu do Ceará O blog como ferramenta didática para compartilhamento de propostas pedagógicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons