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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | André dos Santos Velozo, André dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T12:25:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T12:25:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433151 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação trata do processo de renovação metodológica na escrita escolar da História dos anos finais do ensino fundamental ocorrido nas duas últimas décadas, entre os séculos XX e XXI. Objetiva, especificamente, identificar aspectos da trajetória da História enquanto disciplina na educação básica e da inclusão da literatura didática em tal processo; investigar as particularidades dos livros didáticos de História e os atores que atuam em sua confecção e analisar em que medida tal literatura tem se renovado nas duas últimas décadas no que tange à inclusão de recursos metodológicos. Com vistas ao entendimento de tais questões, a pesquisa norteou-se em algumas indagações centrais: Quais as características do percurso histórico da disciplina História na educação básica brasileira e da inclusão da literatura didática em tal processo? Quais as especificidades dos livros didáticos de História e quais agentes atuam em sua escrita? Em que medida ocorreu o processo de renovação metodológica na escrita escolar da História nas duas últimas décadas? Optou-se por um referencial teórico pautado nas análises de estudiosos que discorreram sobre o ensino da disciplina História no Brasil, fundamentados na percepção das disciplinas enquanto dotadas de uma cultura própria no processo de ensino e aprendizagem, e sobre a produção didática de História no país, suas nuances e fundamentos principais. A base metodológica do estudo assentou-se, principalmente, na análise de conteúdos e em procedimentos descritivos e teve como fontes principais os editais e guias do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, documentos legislativos e livros didáticos de História para os anos finais do ensino fundamental aprovados pelo PNLD no período de 1999 a 2017. O trabalho aponta para a prerrogativa que a escrita escolar da História, nos materiais em questão, apresenta indicativos de mudança em meio às demandas da historiografia, da própria disciplina e, sobretudo, em razão de pressões diversas que surgem a partir da ação de movimentos sociais no âmago da sociedade brasileira e que são reverberadas através dos princípios e critérios do PNLD, além do mercado. Pressões estas que promovem inovações em meio a perpetuação da escrita tradicional da História sacralizada nos últimos dois séculos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,00 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Renovação metodológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | DOS DISCURSOS SOBRE A MUDANÇA ÀS DEMANDAS DO ENSINAR HISTÓRIA NA TRANSIÇÃO DOS SÉCULOS XX E XXI: a questão da renovação metodológica na escrita escolar da História dos anos finais do ensino fundamental (1999 – 2017) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433151/1/DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
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