Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARCELO WILTON VIEIRA LOPES, SAMUEL BRASILEIRO FILHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-24T18:41:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-24T18:41:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO ORIENTADOR : CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433051 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro agente formador, tendo em vista a crescente necessidade de formação de professores para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica - EMIEPT, este caderno orientador foi escrito para auxiliá-lo a trabalhar de forma prática e consistente na construção e desenvolvimento de formação continua para docentes de educação profissional de nível médio integrada como fortalecedora no melhoramento da práxis do dia a dia escolar. Ele é produto de pesquisa do Mestrado ProfEPT “Saberes Docentes Necessários na Formação Continuada de Professores para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica - EMIEPT”. Foi pensado para subsidiar a formação continuada de docentes de Institutos Federais no ensino médio integrado à educação profissional técnica (EMIEPT). Nele configura algumas questões que surgiram no decorrer da pesquisa e que necessitam de reflexões nesta modalidade de ensino. Para isso alguns autores foram fundamentais neste percurso, a saber: ARAÚJO, ARANHA, CARVALHO, DEMO, GARÍGLIO e BURNIER, GAUTHIER, IMBERNÓN, MACHADO, MOURA, NÓVOA, TARDIF, SOUSA. Ademais, analisar os dados do questionário aplicado aos docentes tornou possível constatar que alguns professores, de curso técnico integrado, de Instituto Federal, encontram algumas dificuldades no cotidiano que precisam de um olhar reflexivo e de ações para saná-las. Desta feita, este caderno orientador contém informações que podem ser adaptadas a outras realidades de instituição de ensino técnico integrado. Este caderno possui uma estrutura básica com as seguintes partes: apresentação; problemática e justificativa; tópico 1º construção de formação continuada como apoio aos docentes em educação profissional de nível médio integrada nas suas vivencias em sala de aula; tópico 2º pensar a estrutura do curso a ser ministrado aos docentes; e 3º tópico formação continuada e práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica - EMIEPT. Vale acrescentar que, no tópico 3°, há uma proposta de curso de formação continuada, a saber, Curso - Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica - EMIEPT: provocações primeiras na busca de práticas pedagógicas integradoras. Com os módulos: modulo 1º Tema - educação profissional e o ensino médio técnico integrado no contexto brasileiro; modulo 2° Tema - currículo, educação integradora e práticas integrativas: perspectivas históricas e desafios atuais; modulo 3º Tema: o saber pesquisador do docente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica - EMIEPT e modulo 4 ° Oficinas. Todavia, é você juntamente com os docentes e equipe pedagógica de sua instituição, responsáveis pelas práticas escolares, os maiores protagonistas desta proposta, aqueles que conhecem melhor do que ninguém a realidade da comunidade escolar e a quem cabe o desafio de melhorias na busca do conhecimento. Este caderno contém sugestões que podem servir de inspiração para trabalhar a formação continuada. A partir das sugestões aqui apresentadas, há uma infinidade de atividades que podem ser acrescentadas, pois o conhecimento não se esgota nas atividades propostas. Portanto, crie e inove junto com sua comunidade escolar. Bom trabalho! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1752BK | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores; Ensino médio integrado; Práticas pedagógicas integradoras | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO ORIENTADOR : CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA OREINTADA - PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons