Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Maria Ida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-19T13:03:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-19T13:03:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Alfabetização Científica no contexto da educação de jovens e adultos: uma sequência didática com temas geradores e momentos pedagógicos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432989 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com base em nossa pesquisa, como professores de Ciências na Educação Básica, procuramos promover a Alfabetização Científica (AC) no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo da realidade dos estudantes. Assim, apresentamos uma Sequência Didática (SD) para o Ensino de Ciências (EC) baseada nos Temas Geradores, nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e em pressupostos pedagógicos para a sistematização de uma SD, além de reflexões a partir de documentos orientadores do EC do Estado do Paraná. A Sequência em questão foi aplicada a estudantes da Educação Básica, na modalidade EJA Fase I, correspondente ao Ensino Fundamental – anos iniciais, de uma escola pública do Município de Cornélio Procópio, Paraná. Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes) o leitor encontrará detalhes de toda a pesquisa empreendida, desde as revisões bibliográficas até a sistematização e aplicação da referida Sequência Didática. Desejamos a todos (as) uma ótima leitura! Profa. Ma. Maria Ida Lima | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas Geradores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização Científica no contexto da educação de jovens e adultos: uma sequência didática com temas geradores e momentos pedagógicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL PPGEN-UENP FINALIZADA.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432989/1/PRODUÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL PPGEN-UENP FINALIZADA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: