ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO: CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGennari, Ana Paula Gonçalves Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-14T23:17:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-14T23:17:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherPRODUÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES - Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari.pdf (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432925-
Resumo: dc.description.abstractA presente Produção Técnica Educacional apresenta como objetivo geral: Capacitar professores para o ensino de Psicologia Comportamental. Já os objetivos específicos consistiram em: 1) Discorrer sobre a origem da Psicologia e do Behaviorismo; 2) Expor os principais conceitos do Behaviorismo Radical; 3) Desmistificar os equívocos relacionados ao Behaviorismo; 4) Apresentar as contribuições da Análise do Comportamento para a Educação; 5) Apresentar propostas de estratégias e atividades para o ensino desses conteúdos. A referida produção encontra-se na Categoria 5, conforme as especificações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior, pois trata-se de um curso de curta duração, intitulado: “Análise do Comportamento e Educação: curso de Formação para Professores”. Esclarece-se que a proposição do curso foi norteada pelos resultados alcançados com o levantamento das produções científicas pertinentes ao ensino de Psicologia nas licenciaturas e com os ementários das instituições públicas de Ensino Superior analisados, além das percepções de acadêmico(a)s referentes à desarticulação entre teoria e prática, uma vez que há poucos trabalhos sobre o Behaviorismo e há equívocos nos materiais educacionais. Logo, o curso foi organizado de uma maneira que tais problemas pudessem ser discutidos e amenizados, tendo como subsídio o material teórico elaborado pela autora e sua orientadora durante o Mestrado. No que diz respeito à implementação, esta ocorreu na modalidade de ensino híbrido com carga horária total de 60h, sendo 16 horas presenciais realizadas nas dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná e 44 horas de atividades à distância por meio do Google Classroom. Ao todo foram cinco encontros, com atividades on-line e presenciais. Aponta-se que o curso em questão foi ofertado para professores e licenciando(a)s de Pedagogia ou demais cursos de licenciatura, desde que tivessem cursado a disciplina de Psicologia da Educação. Tal curso demandou do(a)s participantes comprometimento e papel ativo, pois deviam realizar leituras prévias do material teórico, bem como as atividades solicitadas deviam ser realizadas por todos tanto no ambiente virtual quanto no presencial. Devido às particularidades da temática, sugere-se a ampliação do número de encontros e/ou da carga horária, tendo em vista um ensino ainda mais satisfatório. Recomenda-se, também, o desenvolvimento das atividades em um ambiente receptivo e harmonioso e que o ritmo do participante seja levado em consideração, de tal modo que sejam retomados os conteúdos sempre que for preciso. Assevera-se que esta produção não pode ser acatada como imutável, visto que cada contexto e público demandarão adaptações. Por fim, espera-se que a partir do curso, os processos de ensino e de aprendizagem sejam favoráveis à aquisição de comportamentos desejáveis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Comportamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Psicologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Título: dc.titleANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO: CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino PPGENpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons