A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM NA DOENÇA RENAL: UMA PROPOSTA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAISPOR MEIO DE UMA FERRAMENTA VIRTUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuca, Jane Conceição Perin-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Antonio Vanderlei-
Autor(es): dc.contributor.authorFontana, Rosane teresina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-07T11:43:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-07T11:43:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-
identificador: dc.identifier.otherproduto janept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432887-
Resumo: dc.description.abstractA Doença Renal Crônica (DRC), hoje é vista mundialmente, como um sério problema de saúde pública, sendo considera uma “epidemia” de progressão alarmante, o que demanda mais profissionais para a atuação nesta área. Diante desta situação a pesquisa mostra sua relevância profissional e social apresentando-se, como um convite à reflexão nas práticas do ensino profissionalizante. Justifica-se pelas dificuldades de encontrar profissionais técnicos de enfermagem, capacitados para trabalhar na área de Nefrologia, especialmente em clínicas situadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, surge a necessidade de analisar as dificuldades identificadas no atendimento realizado por técnicos de enfermagem aos doentes em terapia dialítica e, como uma proposta de ensino baseada na aprendizagem significativa com mapas conceituais poderá auxiliar na superação das necessidades encontradas e na capacitação desses profissionais. Criou-se uma ferramenta online oE-book que trabalha de forma interativa o cuidado de enfermagem em terapia renal substitutiva, utilizando-se de mapas conceituais, a fim de desenvolver, nos técnicos de enfermagem, a aprendizagem significativa. Trata-se de um estudo de abordagem quali/quantitativa, aplicada e tecnológica, que foi realizado nas unidades renais das cidades de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa. Os dados foram coletados, utilizando instrumentos de entrevistas semiestruturada livre com questões mistas. Os sujeitos da pesquisa foram: enfermeiros técnicos responsáveis das unidades renais, profissionais técnicos de enfermagem e estudantes do último semestre do curso técnico de enfermagem. A fim de viabilizar a análise dos dados coletados e facilitar a interpretação e a apresentação dos resultados, para a confecção do instrumento de coleta de dados, empregou-se a estatística descritiva por meio dadistribuição de frequência,que possibilita a análise quantitativa das respostas.Os dados qualitativos foram trabalhados por meio da análise de conteúdo temática. Este estudo só foi aplicado após a apreciação pelo comitê de ética da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo, e foi conduzido de acordo com os preceitos legais apontados pela Resolução 466/12. Na análise e exploração das entrevistas, observa-se a necessidade de implementar ações de educação permanente para capacitar técnicos de enfermagem para o mercado de trabalho em unidades de nefrologia. Torna-se, cada vez mais imprescindível o uso das tecnologias no cuidado e, da necessidade da incorporação de novos métodos para gerenciar o ensino, a atualização ou capacitação das equipes de enfermagem na luta conta a doença, especialmente as doenças renais, buscando sempre a melhorar as condições de vida e saúde dos indivíduos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,57MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInsuficiência Renal Crônicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem. Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálisept_BR
Título: dc.titleA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM NA DOENÇA RENAL: UMA PROPOSTA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAISPOR MEIO DE UMA FERRAMENTA VIRTUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestra de Ensino Cientifico e Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNefrologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
produto jane.docx190,59 kBMicrosoft Word XML/bitstream/capes/432887/2/produto jane.docxDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons