Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sergivano Antônio dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-06T14:26:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-06T14:26:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Violência no espaço escolar: discurso, sujeito e as práticas em escolas públicas de Caruaru | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432884 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A violência no espaço escolar, apesar de não ser um fenômeno novo, apresenta-se como um desafio constante a ser superado num esforço conjunto pela equipe diretiva da escola, familiares, a sociedade e órgãos competentes. Diante do exposto, esta pesquisa trouxe, a partir de uma análise acerca dos discursos dos enunciadores expressos nos livros de ocorrências de duas escolas da rede pública, como as práticas de violência física entre os estudantes e os fatores a elas associados revelam um modelo de sociabilidade específica e de que maneira a escola tem conduzido esses casos. A escolha do ensino médio como campo de investigação se deu a partir das indagações que foram surgindo em minha breve experiência como professor da disciplina de Sociologia em algumas escolas privadas e públicas, que me puseram em contato com algumas manifestações de violência. Ao realizar um breve levantamento desses casos no universo educacional, identifiquei sua recorrência. As agressões, fossem elas verbais, físicas e/ou simbólicas - às vezes internalizadas e naturalizadas pelo aluno - me estimularam a buscar um saber científico sobre essas ações. Para tanto, lanço mão da análise do discurso em sua vertente francesa (AD) como instrumento teórico e metodológico. A partir das narrativas observadas nos livros de ocorrências, a intenção foi a de incorporar o debate às aulas de sociologia, mobilizando conceitos e teorias das Ciências Sociais. Isso redundou numa extrapolação dos conteúdos dos livros didáticos ao abordar a realidade própria da escola. O transbordamento dessa discussão implica na possibilidade de uma formação cidadã a partir da realidade de jovens que estão naquele momento propensos a práticas violentas, mas que não são de fato jovens infratores, podendo contribuir para que não venham a ser. O estudo sugere, entre outras reflexões, a importância de dar voz aos atores das práticas, além de levar a reflexão desta pesquisa para o debate em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,54 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | violência física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | discurso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sujeito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Violência no espaço escolar: discurso, sujeito e as práticas em escolas públicas de Caruaru | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL PDF OK MPCS 2019.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432884/2/DISSERTAÇÃO FINAL PDF OK MPCS 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons