Violência no espaço escolar: discurso, sujeito e as práticas em escolas públicas de Caruaru

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sergivano Antônio dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-06T14:26:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-06T14:26:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-27-
identificador: dc.identifier.otherViolência no espaço escolar: discurso, sujeito e as práticas em escolas públicas de Caruarupt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432884-
Resumo: dc.description.abstractA violência no espaço escolar, apesar de não ser um fenômeno novo, apresenta-se como um desafio constante a ser superado num esforço conjunto pela equipe diretiva da escola, familiares, a sociedade e órgãos competentes. Diante do exposto, esta pesquisa trouxe, a partir de uma análise acerca dos discursos dos enunciadores expressos nos livros de ocorrências de duas escolas da rede pública, como as práticas de violência física entre os estudantes e os fatores a elas associados revelam um modelo de sociabilidade específica e de que maneira a escola tem conduzido esses casos. A escolha do ensino médio como campo de investigação se deu a partir das indagações que foram surgindo em minha breve experiência como professor da disciplina de Sociologia em algumas escolas privadas e públicas, que me puseram em contato com algumas manifestações de violência. Ao realizar um breve levantamento desses casos no universo educacional, identifiquei sua recorrência. As agressões, fossem elas verbais, físicas e/ou simbólicas - às vezes internalizadas e naturalizadas pelo aluno - me estimularam a buscar um saber científico sobre essas ações. Para tanto, lanço mão da análise do discurso em sua vertente francesa (AD) como instrumento teórico e metodológico. A partir das narrativas observadas nos livros de ocorrências, a intenção foi a de incorporar o debate às aulas de sociologia, mobilizando conceitos e teorias das Ciências Sociais. Isso redundou numa extrapolação dos conteúdos dos livros didáticos ao abordar a realidade própria da escola. O transbordamento dessa discussão implica na possibilidade de uma formação cidadã a partir da realidade de jovens que estão naquele momento propensos a práticas violentas, mas que não são de fato jovens infratores, podendo contribuir para que não venham a ser. O estudo sugere, entre outras reflexões, a importância de dar voz aos atores das práticas, além de levar a reflexão desta pesquisa para o debate em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,54 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectviolência físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectespaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiscursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsujeitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Título: dc.titleViolência no espaço escolar: discurso, sujeito e as práticas em escolas públicas de Caruarupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais para o ensino médiopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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