Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | URI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | De Mello, Rómulo Madri | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Antonio Vanderlei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wbatuba, Berenice Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-04T11:15:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-04T11:15:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432831 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inovação e a tecnologia, que são pauta no debate na sociedade do conhecimento, estão ligadas à criação de um ambiente próspero que as beneficiem. Conforme Sábato e Botana (2011), elas são resultado da ação múltipla e coordenada de três fatores: governo, estrutura produtiva e infraestrutura tecnológica e científica. Estas estruturas, conhecidas por Parques Científicos e Tecnológicos são ambientes de inovação que integram esses três elementos, e têm, uma contribuição importante na geração do conhecimento e de desenvolver a região onde estão implantados, mas que é um problema a questão desses parques não serem autossuficientes. Diante disso, é que esta pesquisa pretendeu elaborar um modelo de gestão para que o Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões tenha êxito e seja autossuficiente econômicafinanceiramente, não dependendo exclusivamente de recursos da Universidade ou de editais de fomento. Em termos metodológicos (Vergara, 2014), a pesquisa configura-se em qualitativa, de natureza aplicada – uma vez que seus resultados serão utilizados na prática para a solução de um problema específico – e descritiva, visto que descreve as metodologias de gestão dos parques mundiais e brasileiros e, mais especificamente, do modelo de gestão construído para o PCT Missões. Quanto aos meios a pesquisa é um estudo de caso e bibliográfica. A coleta de dados foi bibliográfica, documental e observação in loco. Baseado nisso, configurou-se o trabalho no sentido de elaborar um modelo de gestão para o Parque Científico e Tecnológico das Missões, considerando suas especificidades e particularidades, a fim de torná-lo autossustentável. Para isso, foi necessário averiguar as principais metodologias utilizadas em PCTs de diversas regiões do mundo e do Brasil, com o propósito de indicar as estratégias mais apropriadas para implantação dos PCTs em uma região agricultora; identificar os atores regionais de base tecnológica para compreender o funcionamento da Tríplice Hélice; mapear os processos de gestão utilizados especialmente em PCTs administrados por IES Comunitárias do RS, para auxiliar na construção do modelo de gestão e, resultante dessa investigação elaborar o Modelo de Gestão para o Parque Científico e Tecnológico das Missões. Espera-se que o modelo apresentado cumpra o seu papel de auxiliar a Universidade na consolidação do PCT e torne-se uma referência para a região. Mas, para isso, será necessário haver uma relação de confiança entre os atores da tríplice hélice ‘missioneira’, levando em consideração seu ambiente e cultura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 436,18Kbites | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ientes de Inovação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de Gestão. | pt_BR |
Título: dc.title | Modelo de Gestão para um Parque Científico e Tecnológico na Região das Missões Produto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Gestão da Inovação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto.pdf | 436,18 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432831/2/produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons