Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ellen Natucha Pedroza Bezerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-21T22:08:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-21T22:08:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO Natucha Pedroza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432426 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa as narrativas da ditadura militar em livros didáticos do Brasil e da Argentina, da última etapa do ensino escolar, com vistas a explicar as tensões e disputas em torno da memória e do esquecimento. Trata-se de um estudo comparativo dos textos escolares produzidos nesses dois países acerca do período ditatorial que optamos por chamálo de passado sensível, já que foi um período marcado por violência, censura, prisões, torturas, desaparecimentos e mortes. Um passado sensível e emblemático que deixou fissuras e traumas nessas sociedades, ultrapassando gerações. Dessa forma, investigamos a problemática da memória e do esquecimento no Brasil e na Argentina, refletindo o impacto para a construção das narrativas da História e memória das ditaduras nos conteúdos escolares. Nessa empreitada, identificamos quais sujeitos e acontecimentos são selecionados pelos autores dos livros didáticos adotados nos dois países, bem como quais são silenciados, percebendo diferenças e semelhanças nas construções de suas narrativas. Selecionamos, para tanto, livros didáticos publicados na última década, especificamente entre o ano de 2008 a 2018 e, no caso do Brasil, livros aprovados no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018). Também nos empenhamos na construção de um blog educativo destinado aos alunos e professores do ensino médio, refletindo sobre a problemática da memória e do esquecimento no Brasil e na Argentina, apresentando elementos importantes da pesquisa. Configura-se assim o argumento central desse trabalho: a necessidade de refletirmos sobre os passados autoritários na América Latina, trazendo à tona a relação entre produção historiográfica e memória. A escrita da História a partir de métodos e critérios científicos, assim como a recordação de pessoas que viveram nesse período, como, por exemplo, com os seus testemunhos pessoais, podem suprir a necessidade de discussão sobre o cerceamento das liberdades em tempos de ditaduras. Essas questões trazem à tona a violação dos Direitos Humanos e podem fomentar um ensino crítico na defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7423 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E PASSADOS SENSÍVEIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DA ARGENTINA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Natucha Pedroza.pdf | 7,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432426/2/DISSERTAÇÃO Natucha Pedroza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons