ENSINO DE HISTÓRIA E PASSADOS SENSÍVEIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DA ARGENTINA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEllen Natucha Pedroza Bezerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-21T22:08:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-21T22:08:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO Natucha Pedrozapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432426-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa as narrativas da ditadura militar em livros didáticos do Brasil e da Argentina, da última etapa do ensino escolar, com vistas a explicar as tensões e disputas em torno da memória e do esquecimento. Trata-se de um estudo comparativo dos textos escolares produzidos nesses dois países acerca do período ditatorial que optamos por chamálo de passado sensível, já que foi um período marcado por violência, censura, prisões, torturas, desaparecimentos e mortes. Um passado sensível e emblemático que deixou fissuras e traumas nessas sociedades, ultrapassando gerações. Dessa forma, investigamos a problemática da memória e do esquecimento no Brasil e na Argentina, refletindo o impacto para a construção das narrativas da História e memória das ditaduras nos conteúdos escolares. Nessa empreitada, identificamos quais sujeitos e acontecimentos são selecionados pelos autores dos livros didáticos adotados nos dois países, bem como quais são silenciados, percebendo diferenças e semelhanças nas construções de suas narrativas. Selecionamos, para tanto, livros didáticos publicados na última década, especificamente entre o ano de 2008 a 2018 e, no caso do Brasil, livros aprovados no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018). Também nos empenhamos na construção de um blog educativo destinado aos alunos e professores do ensino médio, refletindo sobre a problemática da memória e do esquecimento no Brasil e na Argentina, apresentando elementos importantes da pesquisa. Configura-se assim o argumento central desse trabalho: a necessidade de refletirmos sobre os passados autoritários na América Latina, trazendo à tona a relação entre produção historiográfica e memória. A escrita da História a partir de métodos e critérios científicos, assim como a recordação de pessoas que viveram nesse período, como, por exemplo, com os seus testemunhos pessoais, podem suprir a necessidade de discussão sobre o cerceamento das liberdades em tempos de ditaduras. Essas questões trazem à tona a violação dos Direitos Humanos e podem fomentar um ensino crítico na defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7423 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E PASSADOS SENSÍVEIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DA ARGENTINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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