TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO: UMA PROPOSTA PARA HUMANIZAÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhalpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonferdini Netto, Antonio-
Autor(es): dc.contributor.authorFranco de Camargo, José Tarcísio-
Autor(es): dc.contributor.authorVizconde Veraszto, Estéfano-
Autor(es): dc.contributor.authorAnunciato Franco de Camargo, Eliana-
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Gilmar-
Autor(es): dc.contributor.authorCândido, Jorge-
Autor(es): dc.contributor.authorZibordi Aceti, Patricia Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorLuri Giboshi, Monica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-12T19:35:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-12T19:35:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-
identificador: dc.identifier.otherLePraMim.rarpt_BR
identificador: dc.identifier.otherAplicativo - Inclusão.pdfpt_BR
identificador: dc.identifier.otherPOSTER - LePraMim.pptxpt_BR
identificador: dc.identifier.otherLink do vídeo no YouTube.txtpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432212-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta um aplicativo que faz a leitura de códigos de barras em geral e os associa a informações de áudio cadastradas por indivíduos com deficiência visual. Por exemplo, o software pode cadastrar o código de barras de um medicamento, permitindo que o deficiente visual associe a este código, verbalmente, o respectivo nome do medicamento, bem como o período e doses de uso. Funcionando como um “olho digital”, o utilitário pode atuar como uma interface genérica de integração entre o cego e objetos ao seu redor que possuam ou possam ser rotulados por códigos de barras. Neste sentido, o aplicativo tem potencial para uso em aulas práticas de ensino de ciências da natureza e também de engenharia. Tal possibilidade mostra que a ferramenta, como tecnologia assistiva, pode não só auxiliar na interação diária do indivíduo com deficiência visual e o meio, como também pode ser aproveitado em situações claras que envolvem processos de ensino. De toda forma, ambas possibilidades mostram a aproximação da engenharia com a realidade cotidiana, contribuindo para a humanização da área e para processos de inclusão social e educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,30 MBytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetyperarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepptxpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypetxtpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação em engenhariapt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO: UMA PROPOSTA PARA HUMANIZAÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.courseEngenharia de Computaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMultimídiapt_BR
Aparece nas coleções:Aplicativos Móveis

Arquivos associados:
POSTER - LePraMim.pptxPôster apresentado durante o Cobenge 20181,08 MBMicrosoft Powerpoint XML/bitstream/capes/432212/2/POSTER - LePraMim.pptxDownload
Link do vídeo no YouTube.txtLink para um vídeo descritivo no YouTube30 BText/bitstream/capes/432212/3/Link do vídeo no YouTube.txtDownload
Aplicativo - Inclusão.pdfArtigo apresentado durante o Cobenge 2018442,94 kBAdobe PDF/bitstream/capes/432212/4/Aplicativo - Inclusão.pdfDownload
LePraMim.rarAplicativo para dispositivo Android5,95 MBRAR Archive/bitstream/capes/432212/5/LePraMim.rarDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons