EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DO CENTRO HISTÓRICO DE CÁCERES-MT PARA A SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorDITZ, Rejane Alves Rodrigues.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-02T12:53:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-02T12:53:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DO CENTRO HISTÓRICO DE CÁCERES-MT PARA A SALA DE AULA-
identificador: dc.identifier.otherJOGO DE MEMÓRIA "DOBRADINHA HISTÓRICA"-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431728-
Resumo: dc.description.abstractO conceito de patrimônio é compreendido, no âmbito da História, como o conjunto de bens materiais e imateriais atrelados à identidade, à cultura ou ao passado de determinada coletividade, tais como monumentos e esculturas, usos e costumes populares e manifestações artísticas de qualquer natureza, ou ainda, bens naturais. A abordagem sobre o patrimônio cultural no âmbito escolar permite a aquisição de valores que envolvem conhecimento, pertencimento e preservação, sendo a educação patrimonial baseada na vivência social de cada local, constituindo parte do cotidiano do educando. Não se perde de vista que a ação pedagógica em torno do patrimônio cultural potencializa a apropriação de noções interdisciplinares como as de cidadania, visto que os educandos passam a entender a importância da responsabilidade coletiva na preservação patrimonial. Nesse aspecto, a educação patrimonial reúne saberes, conceitos e habilidades interdisciplinares, que facilitam a tarefa de formação integral do aluno. A partir de tais pressupostos, a presente pesquisa investiga como se deu o processo de tombamento do Centro Histórico da cidade de Cáceres, Mato Grosso para, no campo da Educação Patrimonial, envolver os educandos do 6º ano da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes num processo de formação patrimonial, trazendo o ato de preservar ao cotidiano dos educandos, numa ação natural, sem imposições. A execução do trabalho conta com a realização de oficina, visando conhecer quais são as imagens que os educandos possuem sobre o centro histórico tombado, como também problematizar sobre o conceito de Patrimônio Cultural. A pesquisa faz uso das metodologias afeitas ao Estudo do Meio e Educação Patrimonial, pois Cáceres/MT é uma cidade histórica e oferece subsídios para, a partir da história local, colocar em prática esses procedimentos metodológicos. O enfoque das oficinas está concentrado especificamente no Cais do Porto Mario Correia, parte do Centro Histórico de Cáceres, e que, por constituir espaço público, é parte do contato direto da população com o patrimônio material tombado. Palavras-chave: Tombamento, Centro Histórico, Educação Patrimonial, Ensino de História.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIA-
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE HISTÓRIA-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DO CENTRO HISTÓRICO DE CÁCERES-MT PARA A SALA DE AULA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons