
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | DITZ, Rejane Alves Rodrigues. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-02T12:53:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-02T12:53:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DO CENTRO HISTÓRICO DE CÁCERES-MT PARA A SALA DE AULA | - |
| identificador: dc.identifier.other | JOGO DE MEMÓRIA "DOBRADINHA HISTÓRICA" | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431728 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O conceito de patrimônio é compreendido, no âmbito da História, como o conjunto de bens materiais e imateriais atrelados à identidade, à cultura ou ao passado de determinada coletividade, tais como monumentos e esculturas, usos e costumes populares e manifestações artísticas de qualquer natureza, ou ainda, bens naturais. A abordagem sobre o patrimônio cultural no âmbito escolar permite a aquisição de valores que envolvem conhecimento, pertencimento e preservação, sendo a educação patrimonial baseada na vivência social de cada local, constituindo parte do cotidiano do educando. Não se perde de vista que a ação pedagógica em torno do patrimônio cultural potencializa a apropriação de noções interdisciplinares como as de cidadania, visto que os educandos passam a entender a importância da responsabilidade coletiva na preservação patrimonial. Nesse aspecto, a educação patrimonial reúne saberes, conceitos e habilidades interdisciplinares, que facilitam a tarefa de formação integral do aluno. A partir de tais pressupostos, a presente pesquisa investiga como se deu o processo de tombamento do Centro Histórico da cidade de Cáceres, Mato Grosso para, no campo da Educação Patrimonial, envolver os educandos do 6º ano da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes num processo de formação patrimonial, trazendo o ato de preservar ao cotidiano dos educandos, numa ação natural, sem imposições. A execução do trabalho conta com a realização de oficina, visando conhecer quais são as imagens que os educandos possuem sobre o centro histórico tombado, como também problematizar sobre o conceito de Patrimônio Cultural. A pesquisa faz uso das metodologias afeitas ao Estudo do Meio e Educação Patrimonial, pois Cáceres/MT é uma cidade histórica e oferece subsídios para, a partir da história local, colocar em prática esses procedimentos metodológicos. O enfoque das oficinas está concentrado especificamente no Cais do Porto Mario Correia, parte do Centro Histórico de Cáceres, e que, por constituir espaço público, é parte do contato direto da população com o patrimônio material tombado. Palavras-chave: Tombamento, Centro Histórico, Educação Patrimonial, Ensino de História. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE HISTÓRIA | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DO CENTRO HISTÓRICO DE CÁCERES-MT PARA A SALA DE AULA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons