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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Átila Silva Sena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-28T14:15:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-28T14:15:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | CANTO NEGRO: AS MÚSICAS DO BLOCO AFRO ILÊ AIYÊ PARA INCLUSÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431712 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A música, que sempre fez parte do cotidiano de quase todas as culturas, é uma fonte preciosa de informações sobre os seres humanos e suas relações sociais, através das quais podemos perceber aspectos subjetivos de quem interage com ela, assim como as representações simbólicas (re)produzidas na sociedade. Logo, é uma construção social e histórica que serve para comunicação e para transmissão de conhecimentos, técnicas, valores e crença de um povo. Baseado neste aspecto, esta dissertação tem como objetivo analisar as músicas do Ilê Aiyê (1975-2014), buscando ressaltar a representação de África disseminada pelas letras de suas músicas, visando a possibilidade de inseri-la como centro gerador dos conteúdos sobre a História e a Cultura afro-brasileiras em colaboração a aplicabilidade da lei 10.639/03. Para isso, foram catalogadas 88 músicas do Ilê Aiyê, delas selecionamos 19 que falam sobre África como fonte para desenvolvimento da pesquisa. Este trabalho tem como prioridade além de prescrever uma sequência didática, aplicá-la em sala de aula. Para isso, utilizaremos da metodologia de aula-oficina difundida por Isabel Barca com os alunos da Escola Pirajá da Silva. O programa de Mestrado em rede Profhistória orienta que se faça um produto como disseminador do conhecimento. Para esse fim, foi construído um portal digital denominado de cantonadiaspora.wixsite.com/cantonegro. Este recurso digital estará disponível em meio eletrônico para os alunos e professores da rede básica de ensino, para que sirva de instrumento didático para inclusão da história negra no ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Relações Etnicorraciais; Educação antirracista; Música; Ilê Aiyê | pt_BR |
Título: dc.title | CANTO NEGRO:AS MÚSICAS DO BLOCO AFRO ILÊ AIYÊ PARA INCLUSÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação - Átila Guimarães - versão final 3.pdf | 5.77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431712/2/Dissertação - Átila Guimarães - versão final 3.pdfDownload |
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