PREVENÇÃO DO SOBREPESO/OBESIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, VANUSA APARECIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-18T17:33:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-18T17:33:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-18-
identificador: dc.identifier.otherPREVENÇÃO DO SOBREPESO/OBESIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431647-
Resumo: dc.description.abstractO sobrepeso e a obesidade infantil propicia inquietações a nós profissionais de Educação Física. Especificamente no âmbito escolar, esse fato nos faz refletir sobre os dados alarmantes do sobrepeso/obesidade que se alastram pela sociedade mundial. Como docente de uma disciplina que têm como um dos seus pilares o desenvolvimento saudável do ser humano, nos vemos impressionados com os males que esta Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) provoca ao físico, psico e social dos indivíduos, sobretudo em nossas crianças; sendo assim, emergiu a preocupação do estudo de ações preventivas ligadas à saúde. O sobrepeso/obesidade têm se tornado um problema de saúde pública mundial; a Organização das Nações Unidas (ONU) relata que no Brasil, em 2015, foram registradas 116.976 mortes devido às doenças causadas pela obesidade e sobrepeso (ONU, 2018); e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), segundo dados das Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta uma projeção para 2025 com cerca de 2,3 bilhões de adultos e 75 milhões de crianças com sobrepeso e ou obesidade (ABESO, 2018). As principais patologias associadas a obesidade são: disfunções dermatológicas, ortopédicas, cardiovasculares, respiratórias, hepáticas, gastrointestinais, geniturinários, psicossociais e associação a 13 tipos de câncer: esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, mama entre outros (Ministério da Saúde, 2017). Em meio a gravidade que o sobrepeso/obesidade representa, principalmente envolvendo a infância, a qual nos deparamos principalmente no âmbito escolar devido a seu contexto e abrangência, nos vemos com o compromisso de promover atitudes por meio de orientações preventivas, evidenciando a educação para a saúde, como cita os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Uma educação física atenta aos problemas do presente não poderá deixar de eleger, como uma das suas orientações centrais, a educação para a saúde. Se pretende prestar serviços à educação social dos alunos e contribuir para uma vida produtiva, criativa e bem sucedida, a educação física encontra, na orientação pela educação da saúde, um meio de concretização das suas pretensões (PCNs, 1998, p.156). As leis, parâmetros, diretrizes (LDB, PCN, DCN) e recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) unidas ao Conselho Federal de Educação Física nos permeia a orientação para a saúde no âmbito escolar, o qual abrange uma ampla comunidade (crianças, família e sociedade) em localidades diferentes, propagando informações preventivas de utilidade pública à qualidade de vida. No ano de 2017, obtive o alcance de um sonho, a admissão em um Programa de Pós Graduação Stricto Sensu. No entanto, se trata de um Mestrado Profissional em Ensino na UENP – Campus Cornélio Procópio, o qual detêm o objetivo de um produto educacional, que me oportunizou a ideia de desenvolver, em consonância com meu orientador, um produto para prevenção do sobrepeso/obesidade infantil nas aulas de Educação Física. A partir dessa convicção projetada, iniciamos a busca por referências literárias sobre o assunto no Banco de Teses e Dissertações da Capes, posteriormente em revistas cientificas na área da educação física, ensino, saúde coletiva, áreas afins respectivamente da saúde e sites governamentais. Com essa investigação constatamos várias pesquisas sobre a temática enfatizando adultos, crianças, escolares, causas, consequências, epidemiologia, mas de forma não unificada; não abordando todos os tópicos da temática ou um produto educacional especifico a escolares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como docente de Educação Física no Ensino Fundamental, respectivamente nos Anos Iniciais, sempre elegi o processo de prevenção por meio de informações diretas e objetivas aos meus alunos, prosperando a disseminação dessas informações ao âmbito social em que os mesmos convivem, de modo a promover melhor compreensão dos riscos do sobrepeso e da obesidade. Em meio a todo contexto escolar perante a legislação vigente e a escassez de materiais pedagógicos disponíveis na literatura para prevenir esse processo, nossas inquietações em defesa da disciplina de Educação Física, a qual não se resume apenas em práticas esportivas, mas em diversas possibilidades de ensino de suma importância no cenário educacional, configuramos nossa questão norteadora: É possível elaborar uma cartilha educativa por meio de um roteiro instrucional para promover ações preventivas nas aulas de Educação Física, sob o ponto de vista dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Dessa forma, configuramos o objetivo geral do nosso produto em: Elaborar um roteiro instrucional relacionado a ações preventivas sobre o tema sobrepeso/obesidade infantil para construção coletiva de uma cartilha educacional preventiva com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos adotados para o êxito deste produto:  Propor intervenções pedagógicas dinâmicas contribuindo para o processo de aprendizagem dos conteúdos;  Incentivar a reflexão acerca dos dados expostos no encontros;  Utilizar subsídios diversos para compreensão acerca dos conceitos e importância da prevenção do sobrepeso/obesidade desde a infância;  Investigar os aspectos de prevenção e disseminação das informações no decorrer da elaboração de um material didático relativo ao sobrepeso/obesidade sob o ponto de vista dos alunos. A metodologia foi pautada por meio de um roteiro instrucional, tendo como público alvo alunos de uma sala do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal da Cidade de Ourinhos, abordando os seguintes tópicos: conceitos, dados epidemiológicos, diagnóstico, consequências, causas e bem como as formas de prevenção desta patologia multifatorial; análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas com os alunos participantes e diário de bordo aplicado a nós pesquisadores a cada encontro. A seguir discorreremos sobre Fundamentação Teórico-Metodológica, O Produto Educacional Completo, Considerações para Utilização do Produto e as Considerações Finais. Boa leitura a todos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Saúdept_BR
Título: dc.titlePREVENÇÃO DO SOBREPESO/OBESIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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