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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Ana Maria de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-17T23:01:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-17T23:01:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Ana Maria Martins 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional é um curso de formação na modalidade a distância (EaD), com enfoque em Educação Ambiental (EA). O objetivo foi propiciar aos participantes elementos que os possibilitasse conhecer ou ter noções dos conceitos de EA, de modo que pudessem adquirir conhecimentos para promover as articulações necessárias com os diferentes atores de nosso cotidiano escolar. Inserimos elementos teóricos que vinculam as perspectivas históricas, políticas, pedagógicas, sociais e econômicas da EA, num panorama internacional e nacional. Também fizemos proposições para o uso de recursos metodológicos como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), propiciando a interação e utilização de recursos midiáticos para o ensino e aprendizagem. A seguir, apresentamos o delineamento do curso de formação em EaD, que foi validado nos Grupos de Pesquisa aos quais participamos na UENP: Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Grupo de Pesquisa em Formação Pedagógica (GPFOPE). A EA, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) precisa ser considerada uma prática social presente na educação nacional, tanto no contexto escolar quanto em contexto não-escola. A defesa da EA resulta da necessidade de mudança de comportamento dos diversos atores sociais, em virtude da problemática ambiental que foi produzida pela humanidade na sua atuação e relação com a natureza. A EA é um processo individual e coletivo, uma vez que exige escolhas individuais, mudanças políticas institucionais e constitucional. Na escola, a EA se caracteriza em ações concretas com objetivo comum perante os problemas ambientais, sociais, tratado no âmbito das instituições educacionais e sociais, de modo a promover a sustentabilidade da vida dos seres vivos, perante uma relação respeitosa com a natureza. Uma forma de superar a compreensão do uso desequilibrados dos recursos naturais, rever a função da natureza em decorrência do modelo econômico e melhorar a qualidade de vida. Carvalho (2012), aponta a necessidade da formação do educador ambiental. A compreensão da EA, pelas vivências dos educadores ambientais, possibilita a constituição da identidade socioambiental e política que consolidam as reflexões cotidianas, de modo que é necessário que o(a) educador(a) compreenda a EA em sua complexidade para a transformação das relações entre sociedade e ambiente (CARVALHO, 2012). Nesse sentido, se faz necessário a compreensão por parte dos educadores de que as reflexões críticas a acerca da EA no contexto educacional, possibilitará mudanças no modo de vida dos estudantes, na sua relação com a natureza e sociedade. Ainda de acordo com Carvalho (2012), a formação de um sujeito ecológico é de suma importância para a constituição de atitudes ecológicas, condizente com novos valores para o desenvolvimento da sustentabilidade da vida na Terra. A formação de educadores ambientais, e, do sujeito ecológico, supõe um processo de formação cultural para a aquisição de novas atitudes, transmissão de valores educacionais que possibilitem uma “nova” relação do homem com o ambiente natural e com a sociedade. Numa visão ecopedagógica o que deve ser proposto é o trabalho na perspectiva de se estabelecer um novo modo de ver as coisas no mundo, no que diz respeito ao relacionamento do homem com a natureza. Os diversos movimentos ambientalistas nos dão alerta, propõe ações, articulam formas possíveis dos homens progredirem para entenderem a necessidade de proteger a natureza para garantir a sua própria sobrevivência, cuja grande parte de responsabilidade é também da educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 843 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional; Educação Ambiental; Formação Docente; Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Ambiental em EaD como Proposta de Formação Docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL ANA MARIA MARTINS.pdf | 843.81 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431644/2/PRODUTO EDUCACIONAL ANA MARIA MARTINS.pdfDownload |
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