Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Fábio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T21:03:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T21:03:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino da história e cultura indígena no Ensino Médio do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431547 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar os conhecimentos da história e cultura indígena no Ensino Médio do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira – E.F.M. Os debates teóricos de Silva A. (2013) e Silva G. (2015) sobre o histórico da conquista e os desafios enfrentados na obrigatoriedade da Lei nº 11.645/2008 nos possibilitaram pesquisar a função da equipe multidisciplinar e repensar o ensino dessa temática na seleção dos conteúdos no contexto das DCEs (2008), contempladas na proposta curricular de história – ensino médio/2012 e nos planos de trabalho docente de história no período 2009 a 2017. Prosseguiu-se, segundo Almeida (2010) e Oliveira (2016), com críticas à visões da antropologia, à historiografia tradicional e às novas perspectivas sobre os índios na história do Brasil que serviram para as análises das transformações e permanências nos livros didáticos da coleção Novo olhar história de autoria de Pellegrini; Dias e Grinberg (2013), com base no PNLD/2015, afim de que pudéssemos aferir em que medida a Lei nº 11.645/2008 vem sendo atendida nessa coleção, bem como sua incidência na formação dos conhecimentos escolares dos alunos. Ancorados nos estudos de Minayo (2016), Barca (2017), Rüsen (2007) e Ramos (2013) levantamos com os alunos de 3º ano do Ensino Médio os conhecimentos prévios por meio de questionário sobre a história e cultura indígena. Os resultados demonstram que eles aprenderam e conhecerem aspectos da história e cultura dos povos indígenas da América entre eles: os Asteca, Maia e Inca e as populações indígenas do Brasil Kaingang, Guarani, Yanomami, Xavante e Tupinambá e identificaram elementos da herança cultural adquirida desses povos no Brasil. Os dados serviram de parâmetro para elaboração da intervenção pedagógica da unidade didática: Os saberes da história e cultura indígena Kaingang e Guarani no Paraná, suprindo as falhas e as dificuldades de aprendizagem com novos conceitos e conhecimentos. Com os aportes teóricos de Barca e Gago (2004), Schmidt (2005, 2008), fizemos as análises das narrativas criadas pelos alunos que apresentaram as categorias de compreensão gradativa com aspectos dos povos indígenas da América, Brasil e Paraná, às vezes, narradas com fragmentos narrativos, de maneira restrita à compreensão da fonte e materiais didáticos e de compreensão global das mensagens transmitidas. Dessa forma, o material didático produzido será disponibilizado para o colégio com a possibilidade de ser trabalhado em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.575 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei nº 11.645/2008 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento prévios | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Indígena | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino da história e cultura indígena no Ensino Médio do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O ensino da história e cultura indígena no Ensino Médio do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira.pdf | Dissertação em Ensino de História – ProfHistoria – UEM, 2018 | 1,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431547/2/O ensino da história e cultura indígena no Ensino Médio do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons