A sociologia e os indicadores sociais: uma proposta de mediação pedagógica para o ensino médio

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco-
Autor(es): dc.contributor.authorTabosa, Sandra Florinda de Almeida Maciel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T13:41:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T13:41:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-09-
identificador: dc.identifier.othermediação pedagógica em sociologia-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431443-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma coleção de aulas que utiliza indicadores sociais como recurso facilitador do processo de mediação pedagógica para aulas de Sociologia do Ensino Médio. O trabalho desenvolvido consiste numa metodologia de ensino que contribui para a consolidação dessa disciplina na última etapa da Educação Básica. Parte-se do pressuposto que a utilização de indicadores sociais como recurso pedagógico é importante para a explicação dos fenômenos sociais, porém é pouco utilizado nas aulas de Sociologia, restringindo-se muitas vezes a uma mera ilustração, conforme se observa nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. A coleção de aulas é constituída de seis planos elaborados a partir da concepção de ensinagem apresentada pela pedagoga Léa das Graças Camargos Anastasiou e tem como base o modelo utilizado no Portal do Professor do Ministério da Educação. Direcionados aos professores de Sociologia do Ensino Médio, estes planos de aulas, produzidos com a utilização de indicadores sociais, tais como taxa de analfabetismo, taxa de urbanização, taxa de natalidade, abordam temas relevantes presentes nos livros didáticos da disciplina: desigualdades sociais, religião, família, urbanização, educação e Estado. Neles são definidos os objetivos da aprendizagem, os conteúdos, as atividades práticas e avaliativas. Além disso, esse material tem como base metodológica o desenvolvimento do que o sociólogo americano Wright Mills chamou de Imaginação Sociológica, em 1975, que possibilita desenvolver uma conexão entre os conteúdos da disciplina e a realidade dos alunos do Ensino Médio.-
Tamanho: dc.format.extent1,80 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectsociologia-
Palavras-chave: dc.subjectensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectindicadores sociais-
Palavras-chave: dc.subjectmediação pedagógica-
Título: dc.titleA sociologia e os indicadores sociais: uma proposta de mediação pedagógica para o ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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