Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tabosa, Sandra Florinda de Almeida Maciel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-07T13:41:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-07T13:41:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | mediação pedagógica em sociologia | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431443 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma coleção de aulas que utiliza indicadores sociais como recurso facilitador do processo de mediação pedagógica para aulas de Sociologia do Ensino Médio. O trabalho desenvolvido consiste numa metodologia de ensino que contribui para a consolidação dessa disciplina na última etapa da Educação Básica. Parte-se do pressuposto que a utilização de indicadores sociais como recurso pedagógico é importante para a explicação dos fenômenos sociais, porém é pouco utilizado nas aulas de Sociologia, restringindo-se muitas vezes a uma mera ilustração, conforme se observa nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. A coleção de aulas é constituída de seis planos elaborados a partir da concepção de ensinagem apresentada pela pedagoga Léa das Graças Camargos Anastasiou e tem como base o modelo utilizado no Portal do Professor do Ministério da Educação. Direcionados aos professores de Sociologia do Ensino Médio, estes planos de aulas, produzidos com a utilização de indicadores sociais, tais como taxa de analfabetismo, taxa de urbanização, taxa de natalidade, abordam temas relevantes presentes nos livros didáticos da disciplina: desigualdades sociais, religião, família, urbanização, educação e Estado. Neles são definidos os objetivos da aprendizagem, os conteúdos, as atividades práticas e avaliativas. Além disso, esse material tem como base metodológica o desenvolvimento do que o sociólogo americano Wright Mills chamou de Imaginação Sociológica, em 1975, que possibilita desenvolver uma conexão entre os conteúdos da disciplina e a realidade dos alunos do Ensino Médio. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,80 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | indicadores sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | mediação pedagógica | - |
Título: dc.title | A sociologia e os indicadores sociais: uma proposta de mediação pedagógica para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sandra_flor_dissertao.pdf | Dissertação para o MPCS | 1,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431443/2/sandra_flor_dissertao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons