Sala de aula em movimento: análise e proposta de material didático acerca do tema dos movimentos sociais no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Jorge Alexandro Barbosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T12:58:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T12:58:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-22-
identificador: dc.identifier.othermaterial didático sobre movimentos sociaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431426-
Resumo: dc.description.abstractDesde 2008, quando a Sociologia passa ser disciplina obrigatória no ensino médio, professores, acadêmicos, gestores, e até mesmo escritores e editores de livros didáticos, têm voltado suas preocupações sobre os conteúdos que devem compor o livro didático. Essa preocupação faz sentindo nas Ciências Sociais devido à riqueza de assuntos produzidos na área, além das grandes possibilidades de abordagem. Entre os assuntos mais discutidos nas Ciências Sociais destacamos neste trabalho o dos Movimentos Sociais, presente na maioria dos livros didáticos do ensino médio. Contando com vasta produção acadêmica, o assunto continua relevante, haja vista os contextos sociais que propiciam a presença e discussão do tema. Este trabalho tem por objetivo discutir o tema dos Movimentos Sociais nos livros didáticos. Como recurso teórico-metodológico algumas referências foram utilizadas: a primeira são as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Coube, primeiramente, trazer ao âmbito da discussão a inserção do ensino da Sociologia a partir de duas perspectivas: a) a normatização e o que está sendo posto como objetivos para a disciplina; b) a contextualização do ensino com base em discussões anteriores à própria inclusão da matéria no currículo do ensino médio. Neste caso, os primeiros diálogos com duas referências importantes no ensino e história das Ciências Sociais: Florestan Fernandes e Wright Mills. Nestes autores - discussão complementada por Peter Berger em Perspectiva Sociológica - foi trabalhado elementos e recursos necessários ao ensino da Sociologia na relação pesquisa-ensino e na construção do conhecimento como artesanato, longe dos estereótipos convencionais do ensino-aprendizagem. Outro documento importante foi o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, que exerce papel importante na política nacional do livro didático, orientando desde o formato até aprovação dos melhores livros a serem aplicados na rede pública de ensino. A sequência do trabalho foi realizada algumas leituras sobre Movimentos Sociais, que dentro da perspectiva deste trabalho visa servir de referências com base em autores locais, além de comparativo à própria análise dos livros discutidos neste trabalho. Por fim, com base no princípio da sequência didática, são apresentadas sugestões de planos de aula, seguindo o modelo do portal do professor do MEC. O objetivo é apresentar as possibilidades possíveis que podem auxiliar o professor no ensino da Sociologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,44 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmovimentos sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectplanos de aulapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimaginação sociológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFlorestan Fernandespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWrigth Millspt_BR
Título: dc.titleSala de aula em movimento: análise e proposta de material didático acerca do tema dos movimentos sociais no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais para o ensino médiopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons