Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Jorge Alexandro Barbosa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-07T12:58:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-07T12:58:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | material didático sobre movimentos sociais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431426 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Desde 2008, quando a Sociologia passa ser disciplina obrigatória no ensino médio, professores, acadêmicos, gestores, e até mesmo escritores e editores de livros didáticos, têm voltado suas preocupações sobre os conteúdos que devem compor o livro didático. Essa preocupação faz sentindo nas Ciências Sociais devido à riqueza de assuntos produzidos na área, além das grandes possibilidades de abordagem. Entre os assuntos mais discutidos nas Ciências Sociais destacamos neste trabalho o dos Movimentos Sociais, presente na maioria dos livros didáticos do ensino médio. Contando com vasta produção acadêmica, o assunto continua relevante, haja vista os contextos sociais que propiciam a presença e discussão do tema. Este trabalho tem por objetivo discutir o tema dos Movimentos Sociais nos livros didáticos. Como recurso teórico-metodológico algumas referências foram utilizadas: a primeira são as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Coube, primeiramente, trazer ao âmbito da discussão a inserção do ensino da Sociologia a partir de duas perspectivas: a) a normatização e o que está sendo posto como objetivos para a disciplina; b) a contextualização do ensino com base em discussões anteriores à própria inclusão da matéria no currículo do ensino médio. Neste caso, os primeiros diálogos com duas referências importantes no ensino e história das Ciências Sociais: Florestan Fernandes e Wright Mills. Nestes autores - discussão complementada por Peter Berger em Perspectiva Sociológica - foi trabalhado elementos e recursos necessários ao ensino da Sociologia na relação pesquisa-ensino e na construção do conhecimento como artesanato, longe dos estereótipos convencionais do ensino-aprendizagem. Outro documento importante foi o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, que exerce papel importante na política nacional do livro didático, orientando desde o formato até aprovação dos melhores livros a serem aplicados na rede pública de ensino. A sequência do trabalho foi realizada algumas leituras sobre Movimentos Sociais, que dentro da perspectiva deste trabalho visa servir de referências com base em autores locais, além de comparativo à própria análise dos livros discutidos neste trabalho. Por fim, com base no princípio da sequência didática, são apresentadas sugestões de planos de aula, seguindo o modelo do portal do professor do MEC. O objetivo é apresentar as possibilidades possíveis que podem auxiliar o professor no ensino da Sociologia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,44 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | movimentos sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | planos de aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | imaginação sociológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Florestan Fernandes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Wrigth Mills | pt_BR |
Título: dc.title | Sala de aula em movimento: análise e proposta de material didático acerca do tema dos movimentos sociais no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
tcc_jorge alexandro_mpcs_fundaj_2015_fn.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431426/2/tcc_jorge alexandro_mpcs_fundaj_2015_fn.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons