Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, André de Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-07T12:40:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-07T12:40:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | cartografia no ensino de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431425 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Conforme constam em documentos oficiais, as aulas de sociologia no ensino médio necessitam do desenvolvimento de metodologias capazes de realizar a interligação entre a realidade do estudante e os saberes sociológicos acumulados. Nesta dissertação, isso foi realizado no período de agosto de 2014 a fevereiro de 2016, por meio da utilização da cartografia social, na Escola Estadual Desembargador Antônio da Silva Guimarães, localizada na comunidade de Pontezinha, entre os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho/PE. Nesse sentido, foi buscado e alcançado fundamentalmente que a cartografia social tanto fosse verificada como metodologia adequada, em experiência que envolveu o estudo acerca do contexto social comunitário e que foi capaz de subsidiar o questionamento e a criticidade nas aulas de Sociologia, quanto houvesse proposição para utilizá-la em outros contextos e realidades, por meio da elaboração de um roteiro ao professor que possua interesse em realizar estudo e aplicação similar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 54,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | cartografia social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | Meu mundo na sala de aula: uso da cartografia social para o ensino de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertao_andr.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431425/2/dissertao_andr.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons