METODOLOGIA DE ENSINO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T16:50:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T16:50:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - RAFAEL FIAUX DE SOUZApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431272-
Resumo: dc.description.abstractEsse material é resultado de uma pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Práticas de Educação Básica, ligado à Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. A partir da proposta pedagógica elaborada pelo professor e do diálogo com os alunos, foi gerado esse produto educacional em forma de sequência didática (SD). Esta sequência tem como propósitos: ofertar possibilidades de intervenção no ambiente escolar; auxiliar outros professores da área no trabalho e refletir sobre a temática proposta; mobilizar nos alunos o interesse sobre o tema, para que – através da aprendizagem – seja possível facilitar uma relação mais crítica e empoderada entre os seus corpos e os espaços virtuais. A SD é uma metodologia de ensino pautada pela organização do conteúdo a partir de uma lógica estruturada de conhecimentos que partem do diagnóstico do que os alunos conhecem sobre o assunto; segue pelo desenvolvimento do tema através módulos – também chamada de oficinas por alguns autores – e culmina em uma atividade final que irá sistematizar todo o caminho traçado na construção do conhecimento. Nossa metodologia pauta o corpo a partir da compreensão da cultura corporal de movimento, que define o corpo como resultante e agente de comunicação e propagador de cultura (Bracht, 1999). Dito isso, seguiremos nesse material por seis aulas, implementadas em uma determinada realidade de ensino, oferecendo possibilidades de debates de temas relacionados as tecnologias e suas manifestações dentro das aulas de educação Física. Esperemos que esse material possa dar subsídios para outros educadores interessados nos debates acerca das tecnologias, sem que esse seja encarado como um manual, dizemos isso por entender que cada realidade educacional tem as suas especificidades que devem ser consideradas nos processos de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.374 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypedocpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleMETODOLOGIA DE ENSINO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons