Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Aparecida Letícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-26T16:28:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-26T16:28:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Aparecida Letícia Oliveira Mota da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431269 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa intitulada “Contando e encantando: a contação de histórias como recurso didático nas aulas de Educação Física” teve como principal objetivo mostrar de que modo a prática de narrativas orais poderia contribuir para uma proposta de intervenção de Educação Física nos anos iniciais, de modo a favorecer a alfabetização e o letramento por meio do desenvolvimento da linguagem corporal, bem como a aquisição da oralidade, criatividade e expressividade de alunos. Partindo dessa premissa, o estudo foi realizado com alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se, com a utilização de narrativas orais, sobretudo de lendas folclóricas pertencentes à cultura popular brasileira, estimular a participação dos alunos no que tange à prática de vivências corporais associadas às narrativas, favorecendo a ampliação do ambiente alfabetizador dentro da escola. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, embasando-se na Metodologia de Projetos, sob o olhar do Paradigma da Complexidade. As atividades desenvolvidas integraram um Projeto de Trabalho que originou este portfólio, produto educacional da pesquisa. Os dados decorreram da observação participante, das anotações do diário de campo, de gravações audiovisuais e de registros fotográficos realizados pela professora-pesquisadora. A análise ocorreu em consonância com as teorias norteadoras desta pesquisa. Os resultados indicaram que, de modo geral, a experiência de explorar a cultura por meio da tradição oral e da prática de letramento lúdico favoreceu o processo de aprendizagem, proporcionando aulas divertidas, leves e prazerosas. Foi possível aprender brincando, sem que isso se desse de forma “didatizada”, mas de modo fluido e natural, ao longo das descobertas diárias. É possível afirmar que ainda há um longo caminho a trilhar acerca da presença do corpo nos processos de alfabetização e letramento, entretanto, esta iniciativa contribui para o preenchimento dessa lacuna. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.780 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
Título: dc.title | CONTANDO E ENCANTANDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
APARECIDASILVA2018PRODEDUC.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431269/2/APARECIDASILVA2018PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons