A abordagem da cultura popular no ensino de sociologia: a prática docente como estímulo à intervenção social ou à reflexão crítica do aluno na escola média

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte, Anderson Felipe dos Anjos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-25T14:24:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-25T14:24:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação cultura popular e ensino de sociologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431243-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação visa a identificar os modelos de abordagem didática de professores de Sociologia do ensino médio, em instituições públicas de ensino da cidade de Goiana (PE), com o intuito de diagnosticar quais os conteúdos referentes ao tema cultura popular e como eles são abordados em sala de aula. Para isso, verificamos a utilização ou não pelos docentes de materiais didáticos ou paradidáticos que conduzam os alunos à intervenção social e/ou a reflexão crítica acerca de questões ligadas à cultura popular da região pesquisada. Metodologicamente, realizamos grupos focais com alunos; entrevistas em profundidade com os professores de Sociologia e os alunos e a observação participante de suas aulas, além da verificação dos planos de aula relacionados ao tema em destaque. Esse material foi analisado à luz da documentação oficial, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) e o Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, no que concerne às expectativas de conteúdo e ensino-aprendizagem de Sociologia que valorizem a desnaturalização e o estranhamento. O estudo se justifica por propor elaborar o retrato da prática docente com relação à realidade cultural local, prática que muitas vezes parece estar distante dos educandos. A Sociologia, com a contribuição da Antropologia, pode conduzir à aproximação dos discentes ao seu próprio contexto cultural, ao conhecimento prático e ao pensar sociológico, para resultar na formação crítico-reflexiva dos educandos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Popularpt_BR
Título: dc.titleA abordagem da cultura popular no ensino de sociologia: a prática docente como estímulo à intervenção social ou à reflexão crítica do aluno na escola médiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio - MPCSpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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