Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte, Anderson Felipe dos Anjos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-25T14:24:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-25T14:24:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação cultura popular e ensino de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431243 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação visa a identificar os modelos de abordagem didática de professores de Sociologia do ensino médio, em instituições públicas de ensino da cidade de Goiana (PE), com o intuito de diagnosticar quais os conteúdos referentes ao tema cultura popular e como eles são abordados em sala de aula. Para isso, verificamos a utilização ou não pelos docentes de materiais didáticos ou paradidáticos que conduzam os alunos à intervenção social e/ou a reflexão crítica acerca de questões ligadas à cultura popular da região pesquisada. Metodologicamente, realizamos grupos focais com alunos; entrevistas em profundidade com os professores de Sociologia e os alunos e a observação participante de suas aulas, além da verificação dos planos de aula relacionados ao tema em destaque. Esse material foi analisado à luz da documentação oficial, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) e o Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, no que concerne às expectativas de conteúdo e ensino-aprendizagem de Sociologia que valorizem a desnaturalização e o estranhamento. O estudo se justifica por propor elaborar o retrato da prática docente com relação à realidade cultural local, prática que muitas vezes parece estar distante dos educandos. A Sociologia, com a contribuição da Antropologia, pode conduzir à aproximação dos discentes ao seu próprio contexto cultural, ao conhecimento prático e ao pensar sociológico, para resultar na formação crítico-reflexiva dos educandos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
Título: dc.title | A abordagem da cultura popular no ensino de sociologia: a prática docente como estímulo à intervenção social ou à reflexão crítica do aluno na escola média | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio - MPCS | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertao_anderson_felipe_dos_anjos_duarte.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431243/2/dissertao_anderson_felipe_dos_anjos_duarte.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons