(RE)CONSTRUINDO OLHARES: UM PROJETO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlvim, Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T16:53:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T16:53:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Alexandre Marques Alvimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431219-
Resumo: dc.description.abstractA aula de música é um espaço privilegiado de troca de experiências entre docentes e discentes, assim como de observação de comportamentos, valores, culturas e preconceitos em relação a certos gêneros musicais, especialmente de origem afro-brasileira. Preconceitos que podem revelar muito mais que simples rejeições a determinados ritmos ou melodias. Por outro lado, a Educação Musical tem como uma de suas atribuições, a formação dos estudantes para a diversidade. A partir da constatação de que a relação dos estudantes pesquisados com esses gêneros musicais é marcada pela reprodução de preconceitos e estereótipos, foi desenvolvido neste produto um conjunto de atividades didático-pedagógicas, com o objetivo de colaborar no processo de ressignificação nesses estudantes os valores da cultura afro-brasileira, de modo que possam ampliar seu universo musical e vivenciar efetivamente a prática da diversidade. O material então aqui apresentado foi elaborado à luz da interculturalidade crítica e pretende abordar de forma dialógica os preconceitos detectados em relações a estes gêneros musicais, e a culminância do processo foi a produção coletiva de um videoclipe no qual os estudantes foram protagonistas, compondo, tocando e cantando uma canção coletivamente e orientada por todas as reflexões realizadas durante a pesquisa. Os resultados obtidos nos mostram que trazer a cultura afro-brasileira para a sala de aula é sempre um ato de resistência, mas que com resiliência e suportes teóricos que deem conta de uma visão multicultural de Educação, é possível trazer contribuições relevantes à mudança de olhar em relação a esta cultura, tão importante na formação de nossa identidade cultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.278 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Musicalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneros Musicaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
Título: dc.title(RE)CONSTRUINDO OLHARES: UM PROJETO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO MUSICALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons