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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lucena, Josirene Souza Inocêncio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-21T12:08:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-21T12:08:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA DE PESCADORES E PESCADORAS DA PEDRA NEGRA: uma proposta de educação patrimonial aplicada no ensino da história. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431175 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como temática a cultura da pesca em Itapissuma e como ela pode ser apropriada de maneira positiva pela população, inclusive a escolar, através da educação Patrimonial. A finalidade é apresentar uma experiência pedagógica promovida a partir da articulação entre ensino de história, educação patrimonial e a metodologia da história oral. O projeto foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental, na escola pública municipal João Bento de Paiva, em Itapissuma. O objetivo geral foi problematizar e evidenciar a cultura da pesca como patrimônio cultural. Os conceitos de memória coletiva e de identidade coletiva serviram como base para nosso trabalho. Essa experiência possibilitou aos alunos realizar uma atividade pedagógica em outros espaços de memória, ter contato com uma técnica de produção de fontes históricas e com pessoas da comunidade, ampliando, dessa forma, a percepção sobre a escrita da história e o patrimônio cultural. A partir dos resultados das entrevistas, produzimos uma cartilha que objetivamos ser utilizada como um material pedagógico sobre a cultura da pesca em Itapissuma. Juntos, professora, alunos e comunidade, representada pelos pescadores/as, construimos conhecimento histórico sobre a história e a cultura do nosso lugar, chamado Itapissuma – Pedra Negra em tupi. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,5Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesca | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA DE PESCADORES E PESCADORAS DA PEDRA NEGRA: uma proposta de educação patrimonial aplicada ao ensino de história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PROFHISTORIA - História de Pescadores e Pescadoras da Pedra Negra - uma proposta de educação patrimonial aplicada no ensino de. História.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2018 | 4.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431175/1/PROFHISTORIA - História de Pescadores e Pescadoras da Pedra Negra - uma proposta de educação patrimonial aplicada no ensino de. História.pdfDownload |
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