Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Andreza Jackson de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Luciana Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Rosa Maria Siqueira de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-19T14:30:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-19T14:30:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | OuSADAs em: a busca por inovação no projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o curso de Engenharia Civil da UFPA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430963 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de um Projeto intitulado "OuSADAs em: a busca por inovação no projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o curso de Engenharia Civil da UFPA", como produto final da aprendizagem acerca da Metodologia Ativa ABPj desenvolvido na disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem ministrada pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Barbosa no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que narra os acontecimentos mais importantes para o desenvolvimento de um sub-projeto sobre “Experiências Inovadoras no Ensino na UFPA”. Para a aplicação da ABPj foram disponibilizados materiais acerca do conteúdo, no qual os discentes tiveram acesso ao livro “Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI” de William Bender (2014), e a leitura complementar “Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores” de Nilbo Ribeiro Nogueira (2008), sendo bases para desenvolver, passo a passo, a metodologia ABPj e, para investigar inovação, o livro “Inovação no ensino superior” de Marcos Masseto (2012). A partir de então, todos os passos da metodologia, como a busca de informações, construção de diário para registrar o percurso da equipe, elaboração de artefatos para as apresentações parciais, até a finalização com o produto final, foram na prática, sendo vivenciados e apreendidos pelas alunas. O presente instrumento apresenta o caminho percorrido pela Equipe OuSADAs na Faculdade de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia (ITEC-UFPA) no Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA). As ações foram direcionadas pelas professoras por meio de um instrumento chamado Sistema de Acompanhamento e Desenvolvimento de Aprendizagem (SADA), que foi apresentado à turma no primeiro dia de aula com o objetivo de nortear o processo de ensino e aprendizagem ao longo de toda a disciplina. A equipe contou com 3 momentos de curadoria para o feedback das professoras, a fim de que pudessem acompanhar as ações da equipe e para sanar as dúvidas. Além destes momentos, ocorreram ainda 3 apresentações do estado da arte da equipe para a turma. Ao final da disciplina, a equipe OuSADAs apresentou os resultados materializados nesta metodologia, através de um relatório contendo o Projeto e 3 Histórias em quadrinhos digitais (HQD) intituladas “OuSADAs em: uma experiência com a ABPj”: HQD OuSADAs - 1ª Edição - “A descoberta”; HQD OuSADAs - 2ª Edição - “A reviravolta”; HQD OuSADAs - 3ª Edição - “O encontro com a inovação?”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,25 MB (3.409.597 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ABPj; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo do aluno; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinho Digital; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diário de Bordo; | pt_BR |
Título: dc.title | OuSADAs em: a busca por inovação no projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o curso de Engenharia Civil da UFPA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons