OuSADAs em: a busca por inovação no projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o curso de Engenharia Civil da UFPA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Andreza Jackson de-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorAlbuquerque, Luciana Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Rosa Maria Siqueira de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-19T14:30:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-19T14:30:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherOuSADAs em: a busca por inovação no projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o curso de Engenharia Civil da UFPApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430963-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um Projeto intitulado "OuSADAs em: a busca por inovação no projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o curso de Engenharia Civil da UFPA", como produto final da aprendizagem acerca da Metodologia Ativa ABPj desenvolvido na disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem ministrada pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Barbosa no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que narra os acontecimentos mais importantes para o desenvolvimento de um sub-projeto sobre “Experiências Inovadoras no Ensino na UFPA”. Para a aplicação da ABPj foram disponibilizados materiais acerca do conteúdo, no qual os discentes tiveram acesso ao livro “Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI” de William Bender (2014), e a leitura complementar “Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores” de Nilbo Ribeiro Nogueira (2008), sendo bases para desenvolver, passo a passo, a metodologia ABPj e, para investigar inovação, o livro “Inovação no ensino superior” de Marcos Masseto (2012). A partir de então, todos os passos da metodologia, como a busca de informações, construção de diário para registrar o percurso da equipe, elaboração de artefatos para as apresentações parciais, até a finalização com o produto final, foram na prática, sendo vivenciados e apreendidos pelas alunas. O presente instrumento apresenta o caminho percorrido pela Equipe OuSADAs na Faculdade de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia (ITEC-UFPA) no Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA). As ações foram direcionadas pelas professoras por meio de um instrumento chamado Sistema de Acompanhamento e Desenvolvimento de Aprendizagem (SADA), que foi apresentado à turma no primeiro dia de aula com o objetivo de nortear o processo de ensino e aprendizagem ao longo de toda a disciplina. A equipe contou com 3 momentos de curadoria para o feedback das professoras, a fim de que pudessem acompanhar as ações da equipe e para sanar as dúvidas. Além destes momentos, ocorreram ainda 3 apresentações do estado da arte da equipe para a turma. Ao final da disciplina, a equipe OuSADAs apresentou os resultados materializados nesta metodologia, através de um relatório contendo o Projeto e 3 Histórias em quadrinhos digitais (HQD) intituladas “OuSADAs em: uma experiência com a ABPj”: HQD OuSADAs - 1ª Edição - “A descoberta”; HQD OuSADAs - 2ª Edição - “A reviravolta”; HQD OuSADAs - 3ª Edição - “O encontro com a inovação?”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,25 MB (3.409.597 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ABPj;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo do aluno;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinho Digital;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiário de Bordo;pt_BR
Título: dc.titleOuSADAs em: a busca por inovação no projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o curso de Engenharia Civil da UFPApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMétodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons