Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosário, Adriana da Conceição Barros do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Allana Camyle de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ana Carolina Aleixo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Andreza Jackson de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Anne Leticia de Sousa Cipriano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Árllon Chaves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Fabiana Bandeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Fransuze dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Karina Cristina Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Jessica Rocha de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Matta, Julia Marina Quemel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Luciana Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Mayara de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ronald Allan Souza da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Rosa Maria Siqueira de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, William Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-19T19:41:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-19T19:41:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | e-book 5 caminhos ao encontro da ABPJ | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430930 | - |
Resumo: dc.description.abstract | http://view.joomag.com/e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-final-e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-para/0496657001543368202 Trata-se de um e-book denominado "5 Caminhos ao Encontro da ABPj" que se configura como produto final da disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem ministrada pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Barbosa no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que narra os acontecimentos mais importantes para o desenvolvimento de um sub-projeto sobre “Experiências Inovadoras no Ensino na UFPA”. Para a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) foram disponibilizados materiais acerca do conteúdo, no qual os discentes tiveram acesso ao livro “Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI” de William Bender (2014), e a leitura complementar “Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores” de Nilbo Ribeiro Nogueira (2008), sendo bases para desenvolver, passo a passo, a metodologia ABPj e, para investigar inovação, foi disponibilizado o livro “Inovação no ensino superior” de Marcos Masseto (2012). Foram formadas cinco equipes (Escavando Inovações, Explorers, Foca no Trabalho, OuSADAs e Projetando). A partir de então, todos os passos da metodologia, como a busca de informações, construção de diário para registrar o percurso das equipes, elaboração de artefatos para as apresentações parciais, até a finalização com o produto final foram na prática, sendo vivenciados e apreendidos pelos alunos. Em cada fase uma surpresa, um novo rumo e novas decisões a serem tomadas. Nos cinco caminhos, a cada obstáculo encontrado foram realizadas discussões em busca de soluções sob orientação das professoras. A solução, sempre baseada no consenso do trabalho em equipe, seguia a lógica do contorno , pois o tempo previsto para a execução da tarefa, não permitia uma parada longa na estrada, levando sempre em consideração o cronograma previamente determinado no plano de ensino da disciplina: o Sistema de Acompanhamento e Desenvolvimento da Aprendizagem (SADA). Dessa maneira, nesse e-book são apresentadas e demonstradas a metodologia aplicada e a vivência de cada equipe, descrevendo todos os passos e processos culminando com o produto final, que se caracteriza como a fase conclusiva da aplicação da ABPj. No capítulo 1 é apresentado o conceito da ABPj, mostrando seu passo a passo de acordo com o aporte teórico disponibilizado pelas professoras, e como se configurou na disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem em relação à sua aplicação, como foi proposta para os discentes, os produtos gerados a partir da experiência, apresentações das equipes de cada etapa da metodologia, planejamento para construção do e-book e as curadorias realizadas pelas professoras sobre os projetos em desenvolvimento. Em seguida é apresentado o relato de experiência de cada equipe: o capítulo 2 mostra a saga da Equipe Escavando Inovações na Faculdade de Geologia (FAGEO-UFPA); o capítulo 3 mostra a trilha da Equipe Explores na Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC-UFPA); o capítulo 4 mostra o percurso seguido pela Equipe Foca no Trabalho no Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá-UFPA); o capítulo 5 apresenta o caminho percorrido pela Equipe OuSADAs na Faculdade de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia (ITEC-UFPA); e o capítulo 6 mostra a trajetória percorrida pela Equipe Projetando no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA), todos apresentando cada momento vivenciado durante a aplicação da ABPj, contado seus desafios, obstáculos vencidos e aprendizados adquiridos. As equipes mobilizaram as características de ação nessa tarefa árdua por meio dos verbos escolhidos para nomeá-las: escavar, explorar, focar, ousar e projetar. Foi escavando as pedras para explorar o desconhecido, focando no trabalho a ser realizado e, muitas das vezes, ousando ultrapassar o projetado, percurso esse de quatro meses que é apresentado neste e-book e que resultou em cinco produtos. As pedras, que significam os obstáculos que apareceram camuflados de diversas formas no caminho, transformaram-se em alicerce da estrutura sólida do produto final de um trabalho colaborativo elaborado à dezessete mãos. Este e-book, por apresentar uma diversidade de experiências em diferentes áreas do saber, descortina que há uma série de práticas inovadoras e criativas acontecendo e co-existindo com práticas tradicionais na Universidade Federal do Pará. Os leitores terão nestas páginas uma leitura inspiradora, criativa, inovadora e cheia de possibilidades. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,28 MB (2.400.591 bytes) | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | http://view.joomag.com/e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-final-e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-para/0496657001543368202 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ABPj; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo do aluno; | - |
Título: dc.title | 5 CAMINHOS AO ENCONTRO DA ABPj | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
e-book 5 caminhos ao encontro da ABPJ.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430930/2/e-book 5 caminhos ao encontro da ABPJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons