5 CAMINHOS AO ENCONTRO DA ABPj

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA-
Autor(es): dc.contributor.authorRosário, Adriana da Conceição Barros do-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Allana Camyle de Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ana Carolina Aleixo de-
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Andreza Jackson de-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Anne Leticia de Sousa Cipriano-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Árllon Chaves-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Fabiana Bandeira-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Fransuze dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Karina Cristina Martins de-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Jessica Rocha de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorMatta, Julia Marina Quemel-
Autor(es): dc.contributor.authorAlbuquerque, Luciana Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Mayara de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ronald Allan Souza da-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Rosa Maria Siqueira de Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, William Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-19T19:41:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-19T19:41:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.othere-book 5 caminhos ao encontro da ABPJ-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430930-
Resumo: dc.description.abstracthttp://view.joomag.com/e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-final-e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-para/0496657001543368202 Trata-se de um e-book denominado "5 Caminhos ao Encontro da ABPj" que se configura como produto final da disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem ministrada pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Barbosa no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que narra os acontecimentos mais importantes para o desenvolvimento de um sub-projeto sobre “Experiências Inovadoras no Ensino na UFPA”. Para a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) foram disponibilizados materiais acerca do conteúdo, no qual os discentes tiveram acesso ao livro “Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI” de William Bender (2014), e a leitura complementar “Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores” de Nilbo Ribeiro Nogueira (2008), sendo bases para desenvolver, passo a passo, a metodologia ABPj e, para investigar inovação, foi disponibilizado o livro “Inovação no ensino superior” de Marcos Masseto (2012). Foram formadas cinco equipes (Escavando Inovações, Explorers, Foca no Trabalho, OuSADAs e Projetando). A partir de então, todos os passos da metodologia, como a busca de informações, construção de diário para registrar o percurso das equipes, elaboração de artefatos para as apresentações parciais, até a finalização com o produto final foram na prática, sendo vivenciados e apreendidos pelos alunos. Em cada fase uma surpresa, um novo rumo e novas decisões a serem tomadas. Nos cinco caminhos, a cada obstáculo encontrado foram realizadas discussões em busca de soluções sob orientação das professoras. A solução, sempre baseada no consenso do trabalho em equipe, seguia a lógica do contorno , pois o tempo previsto para a execução da tarefa, não permitia uma parada longa na estrada, levando sempre em consideração o cronograma previamente determinado no plano de ensino da disciplina: o Sistema de Acompanhamento e Desenvolvimento da Aprendizagem (SADA). Dessa maneira, nesse e-book são apresentadas e demonstradas a metodologia aplicada e a vivência de cada equipe, descrevendo todos os passos e processos culminando com o produto final, que se caracteriza como a fase conclusiva da aplicação da ABPj. No capítulo 1 é apresentado o conceito da ABPj, mostrando seu passo a passo de acordo com o aporte teórico disponibilizado pelas professoras, e como se configurou na disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem em relação à sua aplicação, como foi proposta para os discentes, os produtos gerados a partir da experiência, apresentações das equipes de cada etapa da metodologia, planejamento para construção do e-book e as curadorias realizadas pelas professoras sobre os projetos em desenvolvimento. Em seguida é apresentado o relato de experiência de cada equipe: o capítulo 2 mostra a saga da Equipe Escavando Inovações na Faculdade de Geologia (FAGEO-UFPA); o capítulo 3 mostra a trilha da Equipe Explores na Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC-UFPA); o capítulo 4 mostra o percurso seguido pela Equipe Foca no Trabalho no Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá-UFPA); o capítulo 5 apresenta o caminho percorrido pela Equipe OuSADAs na Faculdade de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia (ITEC-UFPA); e o capítulo 6 mostra a trajetória percorrida pela Equipe Projetando no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA), todos apresentando cada momento vivenciado durante a aplicação da ABPj, contado seus desafios, obstáculos vencidos e aprendizados adquiridos. As equipes mobilizaram as características de ação nessa tarefa árdua por meio dos verbos escolhidos para nomeá-las: escavar, explorar, focar, ousar e projetar. Foi escavando as pedras para explorar o desconhecido, focando no trabalho a ser realizado e, muitas das vezes, ousando ultrapassar o projetado, percurso esse de quatro meses que é apresentado neste e-book e que resultou em cinco produtos. As pedras, que significam os obstáculos que apareceram camuflados de diversas formas no caminho, transformaram-se em alicerce da estrutura sólida do produto final de um trabalho colaborativo elaborado à dezessete mãos. Este e-book, por apresentar uma diversidade de experiências em diferentes áreas do saber, descortina que há uma série de práticas inovadoras e criativas acontecendo e co-existindo com práticas tradicionais na Universidade Federal do Pará. Os leitores terão nestas páginas uma leitura inspiradora, criativa, inovadora e cheia de possibilidades.-
Tamanho: dc.format.extent2,28 MB (2.400.591 bytes)-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehttp://view.joomag.com/e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-final-e-book-5-caminhos-ao-encontro-da-abpj-para/0496657001543368202-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino;-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ABPj;-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo do aluno;-
Título: dc.title5 CAMINHOS AO ENCONTRO DA ABPj-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMétodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons