Mapa da Trilha Números com Arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Mayara de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorVaz, Cristina Lúcia Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-18T11:48:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-18T11:48:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherMAPA DA TRILHA NÚMEROS COM ARTE MAYARApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430887-
Resumo: dc.description.abstractO Mapa denominado Trilha Cubismo (Pablo Picasso) e os Números (Phi e Fi) foi construído no decorrer da Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA.Como forma de alcançar os objetivos e proporcionar uma aprendizagem criativa, fizemos uso de uma metodologia ativa, denominada Cartemática e do conceito de cartografia, tendo como base teórica os filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari. Uma das atividades desta disciplina foi que durante o percurso cada aluno teria que desenvolver no mínimo cinco mapas, mapas diversos, criativos e inovadores. Este mapa em questão teve o objetivo de demonstrar os caminhos que foram percorridos durante o desenvolvimento da trilha números com arte, sendo necessário realizar uma imersão no contexto artístico denominado Cubismo e as obras no artista Pablo Picasso e no contexto matemático com os números Pi e Phi. Procuramos por meio de imagens e frases curtas resumir todo o que vivenciamos durante a trilha, iniciamos destacando os dois principais expoentes no movimento artístico Cubismo, Pablo Picasso e Georges Braque, enfatizamos algumas obras, as fases do cubismo com seus respectivos anos, em seguida evidenciamos o contexto matemático com o número Phi, novamente destacando alguns conceitos, imagens e para finalizar destaque para duas imagem, a primeira da produção individual, pois após a conclusão de cada trilha, tínhamos que apresentar uma produção, um produto que fizesse referência a imersão artística e a imersão matemática e a segunda imagem é justamente do diário de impressões, artefato fundamental para desenvolvimento do método da cartografia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent848 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCubismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmero Pipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmero Phipt_BR
Título: dc.titleMapa da Trilha Números com Artept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática e Artept_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons