
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Mayara de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Cristina Lúcia Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-18T11:48:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-18T11:48:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MAPA DA TRILHA NÚMEROS COM ARTE MAYARA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430887 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Mapa denominado Trilha Cubismo (Pablo Picasso) e os Números (Phi e Fi) foi construído no decorrer da Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA.Como forma de alcançar os objetivos e proporcionar uma aprendizagem criativa, fizemos uso de uma metodologia ativa, denominada Cartemática e do conceito de cartografia, tendo como base teórica os filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari. Uma das atividades desta disciplina foi que durante o percurso cada aluno teria que desenvolver no mínimo cinco mapas, mapas diversos, criativos e inovadores. Este mapa em questão teve o objetivo de demonstrar os caminhos que foram percorridos durante o desenvolvimento da trilha números com arte, sendo necessário realizar uma imersão no contexto artístico denominado Cubismo e as obras no artista Pablo Picasso e no contexto matemático com os números Pi e Phi. Procuramos por meio de imagens e frases curtas resumir todo o que vivenciamos durante a trilha, iniciamos destacando os dois principais expoentes no movimento artístico Cubismo, Pablo Picasso e Georges Braque, enfatizamos algumas obras, as fases do cubismo com seus respectivos anos, em seguida evidenciamos o contexto matemático com o número Phi, novamente destacando alguns conceitos, imagens e para finalizar destaque para duas imagem, a primeira da produção individual, pois após a conclusão de cada trilha, tínhamos que apresentar uma produção, um produto que fizesse referência a imersão artística e a imersão matemática e a segunda imagem é justamente do diário de impressões, artefato fundamental para desenvolvimento do método da cartografia. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 848 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Artemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cubismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Número Pi | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Número Phi | pt_BR |
| Título: dc.title | Mapa da Trilha Números com Arte | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática e Arte | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MAPA DA TRILHA NÚMEROS COM ARTE MAYARA.pdf | 826.51 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430887/2/MAPA DA TRILHA NÚMEROS COM ARTE MAYARA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons