Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Mayara de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Cristina Lúcia Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-18T11:35:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-18T11:35:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | MAPA DA TRILHA DA APRENDIZAGEM MAYARA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430885 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se do Mapa do percurso pedagógico da discente Mayara de Oliveira Vieira na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior - PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. O Mapa trilha da aprendizagem: matemática e arte, como o próprio nome revela, é o mapa que tem como objetivo demonstrar, de forma resumida, toda a aprendizagem adquirida na Disciplina Matemática e Arte. Trata-se de um mapa maior, confeccionado manualmente em uma folha de papel 40 kg, este é composto por outros quatro mapas menores, inseridos cada um em seu respectivo envelope colorido e fixados de acordo com a ordem definida no planejamento da disciplina. O primeiro mapa revela nossa caminhada na Trilha Números com Arte, tendo como contexto artístico o Cubismo e Pablo Picasso e os números Pi e Phi no contexto matemático. O segundo envelope guarda o mapa referente à Trilha Simetria com Arte, trazendo em seu contexto artístico a Arte Africana e no contexto matemático a Simetria: reflexão, translação e rotação. O terceiro mapa nos revela um pouco da Trilha Fractais com Arte, que também foi construído de forma manual, e tem o movimento Pop Art como contexto artístico e os Fractais Sierpinski e as árvores pitagóricas como contexto matemático. O quarto mapa é o do Diário de Impressões, nele fizemos uso de uma imagem do Mapa do Estado do Pará e foi preenchido com fotos, infográficos, textos, colagens, produções individuais das trilhas, enfim, daqueles momentos que mais nos afetaram durante a disciplina. E a “chegada” é representada por imagens que nos remetem ao Festival de Matemática e Arte, atividade de encerramento da Disciplina, que contou com a ilustre presenta do artista Antônio Peticov e o lançamento do e-book Matemática e Arte, em trilhas, olhares e diálogos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 778 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas | pt_BR |
Título: dc.title | Mapa da Trilha da Aprendizagem: Matemática e Arte da Aula Mayara Vieira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior - PPGCIMES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática e Arte | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MAPA DA TRILHA DA APRENDIZAGEM MAYARA.pdf | 756,07 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430885/2/MAPA DA TRILHA DA APRENDIZAGEM MAYARA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons