Mapa da Trilha da Aprendizagem: Matemática e Arte da Aula Mayara Vieira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Mayara de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorVaz, Cristina Lúcia Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-18T11:35:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-18T11:35:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherMAPA DA TRILHA DA APRENDIZAGEM MAYARApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430885-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se do Mapa do percurso pedagógico da discente Mayara de Oliveira Vieira na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior -  PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. O Mapa trilha da aprendizagem: matemática e arte, como o próprio nome revela, é o mapa que tem como objetivo demonstrar, de forma resumida, toda a aprendizagem adquirida na Disciplina Matemática e Arte. Trata-se de um mapa maior, confeccionado manualmente em uma folha de papel 40 kg, este é composto por outros quatro mapas menores, inseridos cada um em seu respectivo envelope colorido e fixados de acordo com a ordem definida no planejamento da disciplina. O primeiro mapa revela nossa caminhada na Trilha Números com Arte, tendo como contexto artístico o Cubismo e Pablo Picasso e os números Pi e Phi no contexto matemático. O segundo envelope guarda o mapa referente à Trilha Simetria com Arte, trazendo em seu contexto artístico a Arte Africana e no contexto matemático a Simetria: reflexão, translação e rotação. O terceiro mapa nos revela um pouco da Trilha Fractais com Arte, que também foi construído de forma manual, e tem o movimento Pop Art como contexto artístico e os Fractais Sierpinski e as árvores pitagóricas como contexto matemático. O quarto mapa é o do Diário de Impressões, nele fizemos uso de uma imagem do Mapa do Estado do Pará e foi preenchido com fotos, infográficos, textos, colagens, produções individuais das trilhas, enfim, daqueles momentos que mais nos afetaram durante a disciplina. E a “chegada” é representada por imagens que nos remetem ao Festival de Matemática e Arte, atividade de encerramento da Disciplina, que contou com a ilustre presenta do artista Antônio Peticov e o lançamento do e-book Matemática e Arte, em trilhas, olhares e diálogos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent778 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapaspt_BR
Título: dc.titleMapa da Trilha da Aprendizagem: Matemática e Arte da Aula Mayara Vieirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior -  PPGCIMESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática e Artept_BR
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